Página inicial > Recanto das Emas > Prorrogadas inscrições em projeto de extensão para estudantes dos campi Brasília e Recanto das Emas

Criado: Terça, 28 de Junho de 2022, 11h20 | Publicado: Terça, 05 de Julho de 2022, 07h20 | Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 07h28 | Acessos: 786

Inscrições até 10 de julho.

Em uma parceria entre os campi Brasília e Recanto das Emas, está sendo desenvolvido o projeto de extensão “Jogos e narrativas imersivas com audiovisual e realidade aumentada”, cujas ações começaram em 2021, com realização para 3 turmas de estudantes do Governo do Distrito Federal (GDF) e 1 turma para estudantes do IFB.

Tendo em vista as férias dos estudantes do GDF, o projeto oferta a Turma 5 voltada para estudantes do IFB Campus Brasília e IFB Campus Recanto das Emas, com foco nos estudantes do Ensino Médio (40 vagas). Adicionalmente serão oferecidas 10 vagas para estudantes do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet. Havendo mais inscritos do que as vagas disponibilizadas, serão selecionados prioritariamente os estudantes com melhor acesso a recursos tecnológicos, visto que as oficinas ocorrerão em formato virtual.

O objetivo da oferta atual é possibilitar acesso aos estudantes a tecnologias e experiências que estão sendo ofertadas a alunos do GDF por meio de projeto de extensão realizado por professores do IFB Campus Brasília e IFB Campus Recanto das Emas.

A oferta da Turma 5 ocorrerá de 4 a 29 de julho de 2022, com atividades assíncronas, a partir das plataformas Google Classroom e Metaverse. A oferta conta também com 2 encontros síncronos, de acordo com o cronograma que será disponibilizado à turma.

As inscrições vão até o dia 3 de julho 10 de julho e podem ser realizadas por meio do link https://www.even3.com.br/jogosenarrativas/.

Projeto de extensão

O objetivo deste projeto de extensão, cuja coordenação no ano de 2022 é de Gaia Schüler Costa (IFB Campus Recanto das Emas), consiste em oferecer oficinas a estudantes dos anos finais do ensino fundamental e a estudantes do ensino médio na perspectiva de desenvolver competências quanto à programação de jogos e de narrativas hipertextuais imersivas. A iniciativa é apoiada pela Chamada Pública 03/2020/IFES/FACTO e consiste na oferta das oficinas por professores e estudantes bolsistas do IFB, visando atender estudantes da rede distrital de ensino, por meio de cooperação técnica com o Governo do Distrito Federal (GDF).

Os estudantes participantes aprenderão programação intuitiva, princípios de realidade aumentada e noções sobre storytelling e audiovisual a partir do uso da plataforma e aplicativo Metaverse (https://studio.gometa.io/landing). Os estudantes trabalharão em equipes por meio da metodologia ativa Problem Based Learning (PBL), investigando o contexto escolar e social em que vivem. Cada grupo produzirá uma aplicação interativa com o Metaverse, em que estejam presentes recursos audiovisuais e de realidade aumentada (QRCode, GPS etc).