Página inicial > Recanto das Emas > Recanto das Emas 29 anos: arte, cultura e criatividade

Recanto das Emas 29 anos: arte, cultura e criatividade

Criado: Quinta, 28 de Julho de 2022, 17h37 | Publicado: Quinta, 28 de Julho de 2022, 07h00 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 08h38 | Acessos: 1368

A Região Administrativa (RA) Recanto das Emas completa 29 anos nesta quinta-feira, 28 de julho, e o Instituto Federal de Brasília (IFB) parabeniza a cidade, que oferece arte, cultura e acolhimento para todos que a visitam.

A história do nome do Recanto das Emas é cheia de curiosidades. A ideia de chamar a cidade assim surgiu por duas características muito presentes na região administrativa: a planta canela de ema e o sítio chamado recanto. O local era tomado pela planta conhecida como “canela de ema” e a cidade, que antes era um espaço que continha muitas pequenas chácaras, tinha o sítio conhecido como “Recanto”. Os primeiros moradores da cidade contam que, antes da criação da cidade, tinha uma grande quantidade de emas mas, pelo processo de urbanização, a aparição dos animais foi se tornando rara. Os que ainda permaneciam no local foram doados ao Jardim Zoológico de Brasília.

Assim, o nome da RA surgiu em uma homenagem ao sítio e a planta característica da região. A junção de dois símbolos muito fortes do local resultou na criação da atração Monumento das Emas, que está logo na entrada da cidade.

A Região Administrativa Recanto das Emas é o berço do Parque Ecológico e Vivencial, que está localizado próximo à cabeceira do córrego Monjolo, no final da cidade. No parque há duas cachoeiras, corredeiras, poços, paredões e nascentes. A riqueza natural atrai a população, que usa o ambiente como lazer, mas de forma harmônica para a preservação, conservação e manutenção do ecossistema da região.

Na década de 1990, quando começou a ser habitada, tinha apenas algumas chácaras e casas isoladas. Hoje, a cidade tem uma população estimada em 145 mil moradores, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2018, realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Além disso, com o crescimento expressivo da cidade, novas avenidas, além da “Avenida Recanto das Emas", surgiram dentro da cidade, como, por exemplo, "Avenida Vargem da Bênção", "Potiguar" ,"Buriti", "Monjolo" e "Setor Habitacional Água Quente".

IFB presente na história do Recanto das Emas

O IFB Campus Recanto das Emas é o campus caçula do Instituto Federal de Brasília. Nasceu como IFB Campus Taguatinga Centro, em um pequeno espaço do prédio da Receita Federal. Nessa época, o eixo tecnológico era de Produção Cultural e Design, mas, após incansáveis lutas, em 2018 o IFB Campus Recanto das Emas abriu as portas em um espaço feito para chamar de meu, seu, nosso. A mudança de espaço também trouxe inovação no eixo tecnológico, e o campus começou a ofertar o curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo no ensino médio integrado, no Proeja e no subsequente.

A pequena “Hollywood” da periferia é feita da comunidade para toda a comunidade. Uma comunidade que pode ser definida pela imensa força coletiva, pela criatividade, pela coragem e pelos esforços incansáveis, que geram frutos diretos para toda a população, pois o Recanto das Emas é uma das regiões administrativas do Distrito Federal que mais possuem artistas. Dentro do campus do IFB, os estudantes aprendem a utilizar câmeras, a editar vídeos, também escrevem roteiros, captam áudios, colocam a luz, isto é, eles saem habilitados para adentrar o mundo do audiovisual. Ver e produzir filmes, documentários e curtas também fazem parte do currículo.

O campus é bem animado e adora um evento — acadêmico ou cultural —, o que fortalece e estreita laços. Assim é o IFB Campus Recanto das Emas, abraçado e acolhido pela comunidade da cidade, por seus servidores e estudantes. Alimentado por seu coletivo, a cada dia toma mais corpo, força e sabedoria para atender ao objetivo de promover educação técnica pública e de qualidade e, ao mesmo tempo, de formar profissionais éticos para trabalhar no campo da produção audiovisual.

Conheça mais sobre os cursos ofertados no IFB Campus Recanto das Emas. Clique aqui.

Fontes: Recanto das Emas comemora aniversário de 19 anos com crescimento da região (correiobraziliense.com.br)

Administração Regional do Recanto das Emas