Página inicial > Recanto das Emas > Enedim 2013 será no IFB de Taguatinga Centro

Enedim 2013 será no IFB de Taguatinga Centro

Criado: Quinta, 10 de Mai de 2012, 13h51 | Publicado: Quinta, 10 de Mai de 2012, 13h51 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3963

A diretora geral do Campus Taguatinga Centro do IFB, Bibiani Borges, informou nessa quarta-feira, 9, que o VII Encontro Nacional de Estudos Dirigidos para Mulheres (Enedim) será sediado pelo Campus Taguatinga Centro, em 2013. A diretora, o reitor Wilson Conciani e a coordenadora de Assuntos Pedagógicos do IFB, Melina Salgado, participaram da edição do Enedim este ano, que ocorreu entre os dias 8 e 9 de maio na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

Mesa com represenantes do Enedim na UFPB.O Enedim desenvolve trocas de experiências e divulgação tanto da pesquisa quanto de trabalhos práticos relacionados à mulher brasileira. Na apresentação do Encontro, disponibilizada no site do  Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Nupedia) da UFPB, a instituição informa que, com a troca de resultados ou com novas propostas de iniciativas de trabalhos ou políticas públicas relacionados à mulher, o encontro visa dar espaço às pesquisas concluídas, pesquisas em andamento e às experiências trazidas por diversos setores e agentes sociais.

Esse espaço às pesquisas e propostas de políticas públicas, ocorre tanto nos encontros e seminários de divulgação científica quanto nas várias publicações sobre o tema, sejam revistas, livros, teses, dissertações ou outros meios de divulgação e debate.

De acordo Gislaine Crepaldi Silva, pesquisadora do Enedim, o encontro em Brasília vai ocorrer no mês de maio, provavelmente na semana do dia 18, quando é realizada, também, a Semana Nacional de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Participação do IFB
Nesse VI Enedim, realizado na UFPB, participaram quatro servidores do IFB. Os professores Francisco Nunes dos Reis Junior e Bibiani Borges apresentaram o artigo “Mulheres Mil: Um Desafio em Construção”, os dois docentes prepararam o trabalho que foi apresentado, no Encontro, por Bibiani.

As servidoras Melina Salgado e Ana Paula Santiago Seixas fizeram apresentações orais – relatos - sobre a experiência do Programa Mulheres Mil no Campus Taguatinga Centro. Coube à coordenadora Pedagógica do Campus, Melina Salgado, apresentar os relatos no Enedim. Os temas abordados foram a experiência do IFB com a instalação de uma Brinquedoteca para atender as filhas e filhos das mulheres atendidas no Instituto e a forma de abordagem interdisciplinar que o IFB está desenvolvendo na junção da Educação de Jovens e Adultos, alfabetização e qualificação técnica.

O Campus Taguatinga Centro desenvolve o Programa Mulheres Mil, cuidando da gestão do projeto e também realizando pesquisa aplicada sobre a ação. O Instituto iniciou uma pesquisa de avaliação de projetos sociais em parceria com o Niagara College, do Canadá.