Samia Shabo, representante de instituição sudanesa visita o IFB
BRASÍLIA, 1º junho - A chefe do Centro Sudanês de Desenvolvimento e Negócios para Mulheres Samia Shabo visita, na próxima semana, O Instituto Federal de Brasília (IFB). Ela tem compromissos marcados na Instituição na segunda-feira, 4, na terça-feira, 5 e na quarta-feira, 6. De acordo com o coordenador geral de Pesquisa e Extensão do Campus Taguatinga Centro, Francisco Nunes do Reis Junior, Samia deve apresentar, à comunidade do IFB, os projetos desenvolvidos pelo escritório que ela coordena no Sudão. Ele afirma, ainda, que parcerias entre o IFB e essa instituição sudanesa deve ser discutidas durante a visita.
Programação
Na segunda-feira, 4, pela manhã, Samia visita o Campus Estrutural do IFB na cidade de mesmo nome. Ela deve, também, conhecer o depósito de lixo que fica nessa região, chamado de Lixão da Estrutural. O objetivo da visita a essa cidade é conhecer os locais onde moram e trabalham as estudantes atendidas pelo Programa Mulheres Mil do Campus Taguatinga Centro.
Na tarde dessa mesma segunda-feira, Samia estará no Campus Taguatinga Centro, onde tem marcado um diálogo com os gestores e servidores do IFB das áreas de pesquisa e extensão. Nesse encontro, será apresentado à representante do Centro Sudanês de Desenvolvimento e Negócios para Mulheres os programas do IFB que lidam com o público feminino, especificamente, ela vai conhecer os projetos Mulheres Mil dos campi Taguatinga Centro e Gama e o Mulheres na Construção do Campus Samambaia.
Na terça-feira, às 9h30, no Centro Cultural Taguapark, Samia faz uma palestra sobre programas desenvolvidos com foco nas mulheres sudanesas. O evento é aberto a todos os servidores, estudantes e membros da comunidade. Na tarde desse mesmo dia ela reúne-se com representantes das pró-reitorias de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, além de servidores do IFB de Taguatinga Centro e da Assessoria de Relações Internacionais do IFB.
Na quarta-feira pela manhã Samia encerra sua visita participando da reunião do Colégio de Dirigentes do IFB.
Histórico
As relações do IFB com a comunidade sudanesa iniciaram-se em 2011 com uma visita do embaixador do Sudão ao Campus Planaltina, após esse encontro, o reitor Wilson Conciani visitou a embaixada sudanesa para depois visitar o Sudão. Agora, a representante desse escritório sudanês, responsável por assuntos relacionados às mulheres, visita o IFB.
O Centro Sudanês de Desenvolvimento e Negócios para Mulheres é uma Instituição não estatal. Trata-se de organização da sociedade civil. (matéria atualizada às 17h25 de 1º junho)
Redes Sociais