Página inicial > Recanto das Emas > Samia Shabo visita “Lixão” da Estrutural e dois campi do IFB

Samia Shabo visita “Lixão” da Estrutural e dois campi do IFB

Criado: Segunda, 04 de Junho de 2012, 18h31 | Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2012, 18h31 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3770

A Chefe do Sudanese Business Women Development Center (SBWDC), algo como Centro Sudanês de Desenvolvimento e Negócios para Mulheres em tradução livre, Samia Shabo, teve uma agenda lotada nesta segunda-feira, 4, nas cidades Estrutural e Taguatinga. Ela conheceu o Campus Estrutural e Taguatinga Centro do IFB e os programas do Instituto que são voltados especificamente para mulheres.

Samia ShaboEstrutural
Samia chegou na Cidade Estrutural por volta das 10 horas da manhã e foi direto para a sede do Campus do IFB naquela cidade. Atualmente esta unidade do Instituto funciona no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Na sede do Creas, o diretor administrativo do IFB na Estrutural, Paulo Henrique Leão, relatou a história da implementação do Instituto nessa região e falou sobre quais projetos estão em desenvolvimento por esta unidade.

A administradora regional da Cidade Estrutural, Socorro Toquato, também acompanhou a visita e falou sobre a situação atual dessa Região Administrativa. Acompanhada de uma equipe do IFB e também da administração regional, Samia visitou uma escola e o Centro Olímpico.

Cooperativas de Reciclagem
A chefe do SBWCD foi também aos locais de trabalho das mulheres atendidas pelo Programa Mulheres Mil do Campus Taguatinga Centro, o chamado "Lixão" da Estrutural. A previsão inicial era que Samia visitasse o local mas sem descer do carro oficial, porém ela optou por conhecer de forma mais próxima a situação de trabalho das catadoras e catadores.

A representante teve algumas dúvidas sobre as condições de trabalho e fez perguntas, como por exemplo, a respeito do não uso de máscaras ou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelas catadoras e catadores. Além de subir às montanhas de lixo do aterro provisório, Samia esteve também nos locais ondem ficam as tendas das cooperativas de catadoras e catadores.
Samia em Centro Olímpico da Estrutural
Taguatinga Centro
À tarde, a agenda de Samia foi toda realizada no Campus Taguatinga Centro onde os gestores dos Programas Mulheres Mil dos campi Gama e Taguatinga Centro e do Programa Mulheres na Construção do Campus Samambaia participaram de diálogo técnico sobre a implementação desses projetos.

Nesta terça-feira, 5, Samia realiza – a partir das 9h30, no Centro Cultural Taguapark – uma palestra aberta a toda a comunidade onde ela apresenta os projetos desenvolvidos pelo SBWCD com mulheres sudanesas.

Esta organização, dirigida por Samia, é uma instituição do terceiro setor que trabalha com a capacitação de mulheres empreendedoras.

Veja, abaixo, mais imagens da visita de Samia Shabo:

Organização dos carros para ida ao Lixão.

A visita contou com apoio da Polícia Militar do DF.

Área de piscinas do Centro Olímpico da Estrutural, visitada por Samia

Campo de futebol com grama sintética, no Centro Olímpico da Estrutural.