Samia Shabo visita “Lixão” da Estrutural e dois campi do IFB
A Chefe do Sudanese Business Women Development Center (SBWDC), algo como Centro Sudanês de Desenvolvimento e Negócios para Mulheres em tradução livre, Samia Shabo, teve uma agenda lotada nesta segunda-feira, 4, nas cidades Estrutural e Taguatinga. Ela conheceu o Campus Estrutural e Taguatinga Centro do IFB e os programas do Instituto que são voltados especificamente para mulheres.
Estrutural
Samia chegou na Cidade Estrutural por volta das 10 horas da manhã e foi direto para a sede do Campus do IFB naquela cidade. Atualmente esta unidade do Instituto funciona no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Na sede do Creas, o diretor administrativo do IFB na Estrutural, Paulo Henrique Leão, relatou a história da implementação do Instituto nessa região e falou sobre quais projetos estão em desenvolvimento por esta unidade.
A administradora regional da Cidade Estrutural, Socorro Toquato, também acompanhou a visita e falou sobre a situação atual dessa Região Administrativa. Acompanhada de uma equipe do IFB e também da administração regional, Samia visitou uma escola e o Centro Olímpico.
Cooperativas de Reciclagem
A chefe do SBWCD foi também aos locais de trabalho das mulheres atendidas pelo Programa Mulheres Mil do Campus Taguatinga Centro, o chamado "Lixão" da Estrutural. A previsão inicial era que Samia visitasse o local mas sem descer do carro oficial, porém ela optou por conhecer de forma mais próxima a situação de trabalho das catadoras e catadores.
A representante teve algumas dúvidas sobre as condições de trabalho e fez perguntas, como por exemplo, a respeito do não uso de máscaras ou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelas catadoras e catadores. Além de subir às montanhas de lixo do aterro provisório, Samia esteve também nos locais ondem ficam as tendas das cooperativas de catadoras e catadores.
Taguatinga Centro
À tarde, a agenda de Samia foi toda realizada no Campus Taguatinga Centro onde os gestores dos Programas Mulheres Mil dos campi Gama e Taguatinga Centro e do Programa Mulheres na Construção do Campus Samambaia participaram de diálogo técnico sobre a implementação desses projetos.
Nesta terça-feira, 5, Samia realiza – a partir das 9h30, no Centro Cultural Taguapark – uma palestra aberta a toda a comunidade onde ela apresenta os projetos desenvolvidos pelo SBWCD com mulheres sudanesas.
Esta organização, dirigida por Samia, é uma instituição do terceiro setor que trabalha com a capacitação de mulheres empreendedoras.
Veja, abaixo, mais imagens da visita de Samia Shabo:
Redes Sociais