Página inicial > Recanto das Emas > Parabéns, Recanto das Emas! Região completa 30 anos nesta sexta (28)

Parabéns, Recanto das Emas! Região completa 30 anos nesta sexta (28)

Criado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 15h45 | Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 15h45 | Última atualização em Sexta, 28 de Julho de 2023, 15h58 | Acessos: 926
imagem sem descrição.

Falar do Recanto das Emas é falar de mistérios, começando pela história da origem de seu nome, que não tem uma única versão e não se sabe qual a verdadeira. A oficial é que vem da junção entre “Recanto”, título de um sítio arqueológico da região, e “Emas”, por causa do arbusto canela-de-ema, comum no Cerrado. Já os moradores mais antigos dizem que o nome foi escolhido porque tinha muitas emas no local. Nesta sexta-feira (28), a cidade misteriosa está ficando mais velha — são 30 anos desde sua inauguração.

A região administrativa foi fundada em 28 de julho de 1993 por meio do decreto do então governador Joaquim Roriz. A criação fazia parte de um programa de assentamentos que visava acabar com as invasões no entorno de Brasília. Hoje a cidade conta com mais de 133 mil moradores, segundo o Instituto de Pesquisa (IPEDF).

IFB presente

campus do Instituto Federal de Brasília (IFB) chegou ao Recanto das Emas em 2018. A unidade, que atende atualmente mais de 750 alunos, é a Hollywood do Distrito Federal — é a única que oferta o curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo, totalmente gratuito. Podem se inscrever quem está ou já terminou o ensino médio e também quem tem mais de 18 anos e tem apenas o Ensino Fundamental e quer fazer o ensino médio com Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Para esta última modalidade, as inscrições estão abertas até o dia 20 de setembro, saiba mais.

Os estudantes de Produção de Áudio e Vídeo aprendem a utilizar câmeras, iluminar ambientes, capturar áudio, editar vídeos e escrever roteiros. Anualmente o campus abre as portas para receber quem quiser assistir às obras apresentadas no Festival Recanto do Cinema, que conta com filmes produzidos pelos estudantes do IFB, disponíveis também no canal do Youtube Ema Filmes.

Além do curso de audiovisual, o IFB Campus Recanto das Emas de tempos em tempos oferta cursos de formação inicial de curta duração como Informática Básica, Inglês e Língua Brasileira de Sinais (Libras), Espanhol, preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo.  Fique atento às oportunidades por lá.

“Fundamental”. É assim que o diretor-geral, Germano Teixeira Cruz, descreve a atuação do IFB para comunidade do Recanto da Emas. O campus fica ao lado da Favelinha, uma ocupação na quadra 406 de famílias em vulnerabilidade social. “Não ficamos na avenida principal; ficamos numa região mais adentro da cidade, mais carente. Quando fazemos eventos ou exposições, traz mais movimento e vida para a comunidade”, diz.

A importância do espaço é vista todos os dias quando os moradores vão até a biblioteca do IFB para utilizar os computadores e a internet, já que o espaço é aberto para todo o público. “Algumas pessoas vêm até aqui para poderem estudar para concursos”, enfatiza o diretor.

Novidades
A partir de 1º de agosto, mais pessoas poderão usufruir da biblioteca do IFB Campus Recanto das Emas. A comunidade será presenteada com a inauguração de sua nova biblioteca. Um novo prédio, orçado em R$ 1,5 milhão, será inaugurado com um acervo de mil obras.

Com 500m², as salas de estudos individuais e coletivas, o laboratório de informática e todo acervo estará disponível dia e noite para todos os moradores. De acordo com Germano, a ideia é reservar um espaço para fazer algumas aulas e oficinas. “Vai ser muito bom para a cidade. Esperamos suprir a demanda do Recanto”, afirma.