Página inicial > Recanto das Emas > IFB recebe MC.Metaverso Brasil, projeto nacional, cultural, itinerante e gratuito

Criado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 07h48 | Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 07h48 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2023, 14h28 | Acessos: 710

Imagina uma mostra de cinema itinerante totalmente gratuita, on-line e que acontece dentro do metaverso? Numa iniciativa inovadora e pioneira, o Movimento Cidade, marca capixaba de criatividade, sustentabilidade e diversidade realiza a Mostra MC.Metaverso Brasil - Territórios Brasileiros, que desembarca, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, em Brasília (DF), no IFB Campus Recanto das Emas.

A mostra tem incentivo da Meta e é realizado pelo Ministério da Cultura do Brasil e pela produtora capixaba ES BRAZIL. O MC.Metaverso Brasil acontece de junho a novembro de 2023 e vai percorrer as cinco regiões do país. Em junho e agosto, o projeto realizou suas duas primeiras etapas: no Rio de Janeiro (RJ) e em Curitiba (PR) respectivamente.

Programação

As mostras audiovisuais pretendem replicar a realidade por meio de dispositivos digitais em espaços coletivos compartilhados com jovens, adultos e idosos, sobretudo estudantes oriundos de escolas públicas do entorno do IFB Campus Recanto das Emas. Serão reproduzidos cinco filmes que propõem experiências imersivas, realizadas em capitais representantes das cinco regiões brasileiras, incluindo curtas-metragens nos gêneros de documentário, ficção, animação e projetos experimentais. Atividades como bate-papos, oficinas e shows musicais enriquecem o cronograma de atividades da Mostra ao longo dos três dias.

“Essa é uma oportunidade incrível de experienciar o cinema de uma forma inovadora por meio dessa tecnologia tão recente. É gratificante possibilitar a essas pessoas o acesso ao Metaverso, que ainda é muito restrito", explica a CEO da ES BRAZIL, Joanna Alves.

Para o diretor geral do MC, Léo Alves, o pioneirismo dessa iniciativa é também marcado pela oportunidade de potencializar o cinema brasileiro por diversas regiões do país. “Essa é a primeiríssima experiência do Movimento Cidade no metaverso e eu acredito que por meio dele podemos reforçar a difusão do audiovisual brasileiro, expandindo nossas formas de ver, fazer e, principalmente, sentir".

Ricardo Vilella, Gerente de Programas em Políticas Públicas da Meta, completa: "A economia criativa é uma importante porta de entrada para o metaverso, além de uma grande catalisadora de inclusão produtiva. Apoiando a Mostra MC Metaverso, despertamos o interesse dos jovens em todas as regiões do Brasil para carreiras criativas e digitais, focadas nas tecnologias emergentes, inclusive as realidades aumentada, virtual e mista, mostrando assim que as tecnologias do metaverso têm potencial para contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento socioeconômico".

Programação e cidades contempladas

Composta por cinco filmes com temas alinhados ao Pacto Global da ONU, como diversidade e sustentabilidade, a Mostra MC.Metaverso Brasil - Territórios Brasileiros percorre cinco regiões brasileiras, visitando Curitiba (PR - Sul); Brasília (DF - Centro-Oeste); Rio de Janeiro (RJ - Região Sudeste); Recife (PE - Nordeste) e Manaus (AM - Norte).

Além dos filmes exibidos com uso de óculos de realidade virtual, a mostra conta com atividades presenciais como oficinas, workshops, bate-papos, palestras e atrações musicais. Tudo isso em três dias de atividade, em que jovens a partir dos 14 anos poderão conhecer e aprender novas experiências.

“A ideia é aproximar as novas tecnologias das pessoas, fazer com que os participantes engajem, pensem, curtam e dialoguem com o metaverso por meio do audiovisual, da música e dos bate-papos com convidados de diversas áreas da sociedade civil. E, principalmente, mostrar que a cultura é capaz de dialogar diretamente com a inovação”, detalha a Sócia-Diretora do Movimento Cidade, Luísa Costa, a respeito das temáticas que guiam esta primeira edição do MC.Metaverso Brasil.

Acompanhe todas as novidades, informações, datas e locais onde as mostras acontecerão por meio do perfil oficial do evento no Instagram - @mc.metaverso.

Mostra MC.Metaverso - Brasília (DF)

Dias 20, 21 e 22 de setembro, das 9h às 18h

Local: IFB Campus Recanto das Emas — Avenida Monjolo, Núcleo Rural Monjolo, atrás da Quadra 300 - Recanto das Emas, Brasília - DF

Gratuito | Aberto ao Público

MC.Metaverso

O MC.Metaverso é uma novidade trazida pelo Movimento Cidade 2023, levando experiências de metaverso e cinema, envolvendo escolas públicas com atividades também de bate-papo. As atividades valorizaram a contratação de produtores e artistas locais das cidades por onde passaram.

Movimento Cidade

O MC é um movimento de criatividade e sustentabilidade urbana, nascido no Espírito Santo. Com o lema "cidades são pessoas", o MC se identifica como um projeto de causa pela cultura na cidade, valorizando a criação coletiva através de criação de redes, programas, ações e produtos culturais.

@mc.metaverso | Instagram @movimento.cidade | Instagram

A Meta

A Meta constrói tecnologias que ajudam as pessoas a se conectar, encontrar comunidades e crescer empresas. Quando o Facebook foi lançado em 2004, ele mudou a forma como as pessoas se conectam. Aplicativos como o Messenger, Instagram e WhatsApp ajudaram ainda mais a empoderar bilhões de pessoas em todo o mundo. Agora, a Meta está se movendo além das telas 2D, em direção a experiências imersivas como a realidade aumentada e a realidade virtual para ajudar a construir a próxima evolução da tecnologia social

Com Informações da Assessoria de Imprensa (Nacional) Movimento CidadeMC.Metaverso Brasil