Ema Salva: bombeiros realizam workshops de primeiros socorros
O IFB Campus Recanto das Emas realizou, como etapa do projeto de ensino "Ema Salva", o primeiro workshop de primeiros-socorros pós-pandemia de Covid 19. O projeto, que é coordenado pelo professor Marcus Vinícius Palmeira, doutor em Educação e Saúde na Infância e Adolescência e docente da disciplina Educação Física no campus, está sendo realizado em parceria com o 36º GBM – Grupamento de Bombeiro Militar do Recanto das Emas e desenvolvido com as turmas dos terceiros anos do ensino médio integrado do campus. Segundo o professor Marcus Vinícius, "a ação se fundamenta em demandas dos alunos, em uma perspectiva de currículo participativo, e foi apoiado pelos docentes e pelas Coordenações e Direção do Campus Recanto das Emas".
A ação é composta pela realização de três workshops ministrados pelos bombeiros militares, em que são abordadas técnicas de comportamentos frente a situações de emergência em casos de lesões traumáticas, como torção e luxação; contenção de hemorragias externas; engasgo; e paradas cardiorrespiratória. Durante as abordagens, os Bombeiros iniciaram a atividade com explicação sobre a importância e como proceder diante de tais situações, realizando na sequência as oficinas práticas, nas quais os discentes puderam experimentar as técnicas utilizando os manequins com feedback de RCP, dentre outras técnicas de primeiros-socorros.
Segundo o 3° SGT Roque "É de grande importância que os jovens tenham esse contato com a área do Atendimento Pré-Hospitalar, pois todos nós estamos sujeitos a presenciar ou vivenciar uma emergência desse tipo." Além disso, para o CBM-DF "é importante que os procedimentos e técnicas sejam aprendidos de forma correta e efetiva, de modo que esse jovem saia do treinamento entendendo como e quando aplicar tais procedimentos e até mesmo como realizar o chamado ao serviço de urgência e emergência do 193".
Essa iniciativa do IFB Campus Recanto das Emas, através do projeto de ensino Ema Salva, com a colaboração do CBMDF, busca, entre seus objetivos, a adoção do comportamento preventivo, além da contribuição na formação humana de pessoas para que sejam o diferencial numa eventual necessidade de manutenção da vida até o atendimento necessário.
Redes Sociais