Página inicial > Recanto das Emas > Palestra/workshop sobre o processo de criação e produção do curta de animação PiOinc

Criado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 11h20 | Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 11h20 | Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 15h36 | Acessos: 664

O IFB Campus Recanto das Emas divulga o workshop sobre o processo de produção do curta-metragem em animação 3D intitulado PiOinc, que será realizado nos dias 28 e 29 de fevereiro, a partir das 19h, no Auditório do IFB Campus Recanto das Emas, e a abertura de turma para o FIC de animação neste semestre.

No evento serão abordados os processos das diversas etapas de realização do curta, desde o roteiro, desenvolvimento de cenários e personagens, animação, trilha sonora e finalização.

Quem quiser participar deve ser inscrever neste link

O curta

O filme fala sobre a amizade entre um porquinho e um passarinho, ensinando solidariedade, empatia e respeito ao próximo.

Amizade, empatia, solidariedade e amor são os “ingredientes” do curta-metragem PiOinc. Esta é uma produção de Brasília+Goiânia, que tem o patrocínio da Petrobrás. O projeto foi selecionado entre 500 outros no Edital Petrobras Cultural para a Infância.

PiOinc é sobre amor, amizade e, principalmente, empatia. Aprender a se colocar no lugar do outro é fundamental para que as crianças cresçam emocionalmente preparadas para o mundo. Um projeto que busca mostrar que o carinho e a empatia são sempre bons caminhos para encontrar soluções. Afinal, ninguém é igual a ninguém, e está tudo bem.

O filme em animação 3D em estilo stop-motion é destinado ao público infantil, mas promete encantar até mesmo os adultos. Com duração de 15 minutos, o curta nasceu da música Pulsa Pulsa Passarinho, do artista Túlio Borges, que a escreveu para o filho, contando a história de um porquinho que encontrava e cuidava de um ovinho que tinha caído do ninho. Não há falas no filme. As personagens fazem somente seus sons de bichos: pássaros fazem “pi” e porcos fazem “oinc”. Tudo é contado pela dramaturgia, ações, enquadramentos e música.

A construção da animação passou por três etapas: a modelagem real dos personagens com lã; filmagem do cenário real também construído a partir de lã, com todos os enquadramentos; e por fim a animação em 3D, a partir de estudos de textura e luz.

E para divulgar o filme e o processo de produção, um evento chamado Workshop Petrobras PiOinc, será realizado nos dias 28 e 29 de fevereiro, no auditório do IFB Recanto das Emas, a partir das 19h.

O evento será uma oportunidade para se conhecer melhor como foi o desenvolvimento e o processo de produção do curta-metragem — oportunidade de conhecer um pouco do processo de viabilização e produção do curta-metragem, desde a ideia, projeto, desenvolvimento de roteiro, personagens, cenários, trilha sonora, passando pela animação e finalização. Para se inscrever clique aqui>>

No evento, ainda serão vistos os cenários reais em feltro que foram construídos.

Serão divulgadas também algumas novidades que vêm por aí no campus, no que diz respeito à animação.

PiOinc é uma produção Mesinha Amarela e coprodução da Plural Imagem e Som e Astrals Music, com patrocínio da Petrobrás e realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura.

Sinopse

Oinc, o porquinho, derruba Pi, o passarinho, do ninho sem querer. Os dois vão para casa de Oinc onde brincam muito e ficam amigos. O problema aparece quando Pi fica com fome e precisa voltar para sua casa no ipê amarelo. Essa aventura vai exigir muita coragem e companheirismo dessa dupla.

Criadores

Alex Ribondi

Diretor e roteirista, formado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). São mais de 23 anos de experiência em cena, com direção de atores e equipes artísticas, animação, videoclipes, efeitos especiais, cinema e propaganda. Como escritor, colaborou com o caderno Pensar, do Correio Braziliense. Além disso, escreveu e dirigiu o espetáculo O Homem que Cheirava a Flores e também foi diretor e corroteirista na série Código X, da Cientik. Nos últimos anos tem se dedicado ao conteúdo para crianças e adolescentes tanto no audiovisual como na literatura.

Ricardo Makoto

Diretor e produtor, é formado em Comunicação pela Universidade de Brasília. Nos últimos 15 anos criou e produziu projetos de entretenimento para crianças para TV, Animação, Teatro e Jogos. Coleciona vários prêmios, dentre os principais o AnimaForum - Animamundi e o ComKids Jeunesse Prix, e este ano recebeu o prêmio de honra no Japan Prize, pelo projeto “Kwat e AI – Os bebês heróis do Xingu”.

Sobre o curso de animação do IFB

O IFB Campus Recanto das Emas está em vias de lançar o curso técnico subsequente em animação. Será o primeiro curso técnico subsequente em animação do Brasil. O curso vem sendo desenvolvido e planejado ao longo dos últimos 4 anos. Será um curso com um ano e meio de duração, focado em animação 2D Digital.

Além do curso subsequente, serão abertas inscrições para o FIC de animação, já nas próximas semanas. Serão 40 vagas para o turno vespertino. O FIC tem duração de um semestre.

Para o 2º semestre de 2024 está sendo desenvolvida uma série de atividades voltadas para a área de animação, incluindo mostras, palestras, imersões, entre outros. A realização do workshop sobre o processo criativo do curta PiOinc, além de ser uma excelente oportunidade de conhecer os detalhes e pormenores do projeto, também inaugura agenda de ações voltadas para o universo da animação neste ano.

Workshop sobre o processo de produção do curta PiOinc

dias 28 e 29 de fevereiro a partir das 19h. Auditório do IFB Campus Recanto das Emas

Endereço: Avenida Monjolo, Chácara 22, Núcleo Rural Monjolo – Recanto das Emas – DF (atrás da Quadra 300). CEP 72.620-100

PiOinc – Pulsa Pulsa Passarinho