Página inicial > Recanto das Emas > Visita orientada da Biblioteca do IFB Campus Recanto das Emas

Visita orientada da Biblioteca do IFB Campus Recanto das Emas

Criado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 14h42 | Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 14h42 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 16h27 | Acessos: 241

A biblioteca do IFB Campus Recanto das Emas realizou, no dia 26 de fevereiro, visitas orientadas com os alunos ingressantes no 1º ano do curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo integrado ao Ensino Médio, no período matutino, e no dia 27/02 com a turma do Proeja, no período noturno. Na oportunidade os estudantes conheceram a nova biblioteca do IFB Campus Recanto das Emas e realizaram um primeiro contato com uma atividade de pesquisa bibliográfica.

O novo espaço da biblioteca foi fruto de uma conquista via emenda parlamentar a partir da mobilização dos servidores do campus e, a partir deste mês, poderá ser utilizado pela comunidade do campus e pelo público externo, tornando-se um local de memória, estudo, pesquisa e ensino para a comunidade local.

Com o objetivo de incentivar e já introduzir os alunos ingressantes em práticas de pesquisa, o professor de História, Thiago de Faria e Silva, a coordenadora da Biblioteca, Elizabeth Costa, e a bibliotecária, Gisele Campos, propuseram aos alunos uma oficina prática. Eles aprenderam sobre a história da biblioteca, o seu funcionamento, o sistema de organização do acervo, os mecanismos de busca e, por fim, pesquisaram livros sobre história e cinema no acervo e selecionaram uma citação da obra, buscando as informações completas nas obras.

As visitas orientadas continuarão nos próximos dias 29/2 e 1º/3/2024 para os estudantes do 2º e do 3º ano com a colaboração da professora de História Maria Helenice Barroso.

A atividade, ao realizar uma experiência introdutória sobre as atividades de pesquisa, tem a finalidade de incentivar os alunos a se apropriarem das potencialidades do novo espaço da biblioteca.