Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > "Cinema é Ralação II" oferece oficinas gratuitas de audiovisual com apoio do Campus Recanto das Emas
Início do conteúdo da página

"Cinema é Ralação II" oferece oficinas gratuitas de audiovisual com apoio do Campus Recanto das Emas

Criado: Segunda, 18 de Março de 2024, 08h24 | Publicado: Segunda, 18 de Março de 2024, 08h24 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 16h31 | Acessos: 501
imagem sem descrição.

O Projeto "Cinema é Ralação" está com inscrições abertas para a segunda edição de suas oficinas formativas e profissionalizantes na área audiovisual. Voltadas especialmente para jovens da periferia, pessoas negras, mulheres, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência auditiva e visual, o projeto visa promover a inclusão e diversidade dentro da indústria cinematográfica. As inscrições ficam abertas até o dia 27 de março, por meio do site www.cineseaudiovisual.com.br.

Em um ambiente de ensino presencial, os participantes terão a oportunidade de vivenciar experiências práticas e imersivas, refletindo sobre a dinâmica real de um set de filmagem. Cada oficina terá duração de 5 dias, com 4 horas de aulas diárias, totalizando 20 horas de aprendizado em cada oficina. São elas: Maquinária e Elétrica com Messias Filho (DF), Som Direto com Olivia Hernández (CUBA) e Operação de Câmera com Joanna Ramos.

O projeto é realizado pela Cinese Audiovisual em parceria com a Candiá Produções e Aicon Ações Cinematográficas e conta com apoio do IFB Campus Recanto das Emas. Tem patrocínio da Neoenergia Brasília e do Instituto Neoenergia - Edital Transformando Energia em Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-DF). “Apoiar projetos como o Cinema é Ralação confirmam o nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento das organizações da sociedade civil e colaborar com as metas da Agenda 2030 da ONU nas regiões onde a Neoenergia está presente”, explica Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

LeoMon, idealizador e coordenador do projeto, destaca a importância dessas iniciativas para grupos historicamente sub-representados na indústria audiovisual: "Quando pensamos em atividades formativas nesse setor, os conhecimentos práticos e técnicos relacionados à produção audiovisual não são facilmente disponibilizados no Distrito Federal ou, quando são, possuem custo elevado, dificultando o acesso. Nosso objetivo é oferecer oportunidades gratuitas de capacitação e inserção profissional para esses grupos, promovendo uma verdadeira transformação no cenário audiovisual”, contou o profissional. 

As oficinas serão realizadas entre os dias 8 e 26 de abril, no Estúdio da AICON, localizado no SIA, e no IFB Campus Recanto das Emas. “O nosso campus está localizado em uma região periférica que respira cultura. Então o projeto tem uma aderência muito grande com aquilo que a comunidade busca em termos de formação. Além de ser gratuito, pode contemplar tanto os alunos do IFB que já estão nessa trajetória, nesse itinerário formativo, como também pessoas da comunidade que tenham interesse ou afinidade com audiovisual. Então, o Cinema é Ralação está muito alinhado com a nossa proposta pedagógica, com nosso objetivo de formar profissionais na área do audiovisual aqui no Distrito Federal.", afirma o Prof. Germano Cruz, Diretor-Geral do IFB Recanto das Emas.

Histórico

A primeira edição do projeto "Cinema é Ralação", realizada em 2023, foi marcada por uma significativa participação e impacto na comunidade audiovisual do Distrito Federal. Com quatro oficinas ministradas por premiadas/os profissionais do setor, o projeto alcançou quatro regiões administrativas do DF (Ceilândia, Recanto das Emas, SIA e Plano Piloto), um total de 489 pessoas inscritas e 4.246 visualizações das aulas transmitidas no YouTube

Hudson Peixoto, participante da primeira edição, compartilhou suas impressões sobre a experiência: "O conhecimento que adquirimos através das oficinas foi algo incrível. Em Brasília, não sei se houve algum curso ou iniciativa semelhante, mas a experiência foi maravilhosa". Essa visão é reforçada por Marisol Kadiegi, documentarista, fotógrafa e jornalista angolana radicada no Brasil desde 1986, que ressalta: "Nunca tive a oportunidade de me capacitar, de renovar a linguagem, de saber que tem novos equipamentos. Então, pra mim foi uma experiência incrível”. 

 

SERVIÇO

Abertura de inscrições das Oficinas do Cinema é Ralação, 2ª edição
Período de inscrições: 11 a 27 de março de 2024
Onde se inscrever: www.cineseaudiovisual.com.br

Fim do conteúdo da página