Página inicial > Recanto das Emas > Região Administrativa Recanto das Emas completa 31 anos

Região Administrativa Recanto das Emas completa 31 anos

Criado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 07h00 | Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 07h00 | Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2024, 08h29 | Acessos: 312
imagem sem descrição.

Neste domingo, 28 de julho, a Região Administrativa de Recanto das Emas irá completar 31 anos.

Foi nesse dia, no ano de 1993, que a cidade foi criada para atender ao programa de assentamento do Governo do Distrito Federal (GDF).

Apesar de circular uma história pelos moradores mais antigos de que o nome da região surgiu por ter sido um lar de uma grande quantidade de emas, que acabaram sendo doadas ao Jardim Zoológico de Brasília, a versão oficial é que vem da junção entre “Recanto”, título de um sítio arqueológico da região, e “Emas”, por causa do arbusto canela-de-ema, comum no Cerrado.

Chegada do IFB

Em 2018, o então IFB Campus Taguatinga Centro saiu de um pequeno prédio alugado e ocupou um novo espaço, transferindo-se para o Recanto das Emas, local de um povo batalhador, que não tem medo de pegar no pesado, mas que busca cultura como forma de alegrar as vidas sofridas.

Surgiu então o IFB Campus Recanto das Emas, modificando o eixo tecnológico para Produção Cultural e Design.

Os estudantes aprendem a utilizar câmeras, a editar vídeos, também escrevem roteiros, captam áudios, colocam a luz...  Enfim, saem habilitados para adentrar o mundo do audiovisual. Ver e produzir filmes, documentários, curtas é parte do currículo.

O prédio abriga muitos projetos, muitas ideias e muita dedicação. Localiza-se em uma chácara, no Núcleo Rural Monjolo, e possui um pôr do sol dos mais lindos da região.

Recanto do Cinema

Hoje, a unidade do IFB na região administrativa vem se consolidando na área cultural no Distrito Federal.

Exemplo disso, é o “Festival Recanto do Cinema — Audiovisual na Periferia”, que em sua 4ª edição, acontecerá de 26 a 29 de novembro e está com as inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a mostra principal.

Processo Seletivo

O Instituto Federal de Brasília está com editais abertos para ingresso em seus cursos técnicos. No IFB Campus Recanto das Emas estão sendo ofertadas 194 vagas (confira o quadro abaixo).

Além do tradicional Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, que está com vagas abertas nas modalidades Subsequente e Proeja, o IFB Campus Recanto das Emas oferta, pela primeira vez, o Curso Técnico em Animação. É o primeiro curso específico dessa área oferecido pela Rede Federal em todo o Brasil.

Os interessados devem realizar a inscrição por meio do sistema do processo seletivo até o dia 2 de agosto.

Para mais informações, acesse aqui.

IFB CAMPUS RECANTO DAS EMAS

Curso Técnico em