Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > Alunos do IFB criam instrumentos musicais com chinelos e miniestúdios com tecidos
Início do conteúdo da página

Alunos do IFB criam instrumentos musicais com chinelos e miniestúdios com tecidos

Criado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 07h12 | Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 07h12 | Última atualização em Sexta, 16 de Agosto de 2024, 10h30 | Acessos: 246
imagem sem descrição.

O IFB Campus Recanto das Emas está levando a criatividade e a inovação para o Festival de Invenção e Criatividade (FIC) do Sesi Lab, nesta sexta-feira, 16 de agosto, com dois projetos.

 

“Chinelo-Fone”

No primeiro projeto, um grupo de alunos do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, do Proeja, desenvolveu um instrumento musical inusitado: o "chinelo-fone".

O professor de Física do IFB Recanto das Emas, Marcos Rabelo, explica que a ideia surgiu após uma visita ao Sesi Lab, na qual os estudantes se inspiraram nos aparatos interativos para explorar os conceitos de som de forma prática.

Com tubos de PVC de diferentes tamanhos e chinelos de borracha, os alunos criaram um instrumento que permite experimentar intensidade sonora, tonalidade e timbre de maneira lúdica.

A invenção foi desenvolvida em parceria com as disciplinas de Física, Fundamentos do Áudio e Desenho de Som. O público do festival poderá interagir e até mesmo tocar uma música com o "chinelo-fone".

 

Miniestúdios

Já o Laboratório IFMaker do Recanto das Emas apresenta um projeto que transforma qualquer espaço em um estúdio profissional. Utilizando materiais simples como tecidos, webcams e softwares livres, os alunos criaram miniestúdios com chromakey, técnica que permite inserir pessoas em cenários virtuais.

Os visitantes poderão se transformar em apresentadores de telejornal, repórteres ou até mesmo especialistas em meio ambiente, debatendo temas como as queimadas na Amazônia e o aquecimento global.

 

Resultados da Educação Profissional

De acordo com o professor Marcos Rabelo, os dois projetos demonstram a versatilidade e a criatividade dos alunos do IFB, além de mostrarem como a tecnologia pode ser utilizada para fins educacionais e artísticos. A iniciativa do campus em participar do Festival de Invenção e Criatividade é uma oportunidade para apresentar ao público as diversas possibilidades que a educação profissional oferece.

 

Fim do conteúdo da página