Página inicial > Recanto das Emas > Professor Fernando Gutierrez é nomeado 1º coordenador do Curso Técnico em Animação

Criado: Quarta, 21 de Agosto de 2024, 14h33 | Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2024, 14h33 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 14h35 | Acessos: 59

O Professor Fernando Mourão Gutierrez foi nomeado para coordenar o Curso Técnico Subsequente em Animação do IFB Campus Recanto das Emas. A informação foi divulgada pelo Coordenador-Geral de Ensino (CGEN) dessa unidade do IFB, Professor Gecyclan Rodrigues Santana. Com a nomeação, o Professor Fernando torna-se o 1º Coordenador do Curso Técnico Subsequente em Animação, recém-criado pelo Conselho Superior do IFB.

Expectativas

O novo coordenador afirma que suas expectativas para o novo curso são as melhores possíveis.

Esse curso vem sendo desenvolvido há quatro anos. Durante esse período, pesquisamos outros cursos na área, desde cursos livres até graduações e pós-graduações. Nos aprofundamos no mercado de trabalho para oferecer um curso consistente e que, de fato, permitirá aos estudantes egressos atuarem no setor”, relata o coordenador.

Segundo ele, o número significativo de inscrições no primeiro processo seletivo – 97 inscritos para um total de 30 vagas – mostra que há um interesse pela área. “Trata-se do primeiro Curso Técnico Subsequente em Animação do Brasil”, ressalta. Por isso, avalia ele, “além da expectativa, temos a responsabilidade de fazer com que este curso se torne uma referência, não só no Distrito Federal, mas em todo território nacional.”.

Primeira experiência no Brasil

O Técnico Subsequente em Animação é um curso novo, que não existe no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Será lançado em caráter experimental e poderá ser incluído no catálogo, a depender de como será realizado e desenvolvido.

Pessoalmente, entendo que ter um curso inserido no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos é uma honraria e um privilégio”, conclui o coordenador.

Mundo do trabalho

O Técnico em Animação poderá atuar em produções audiovisuais de animação, nos mais diversos formatos: desde longa-metragens, curtas, séries para TV, além de materiais educativos, que é um grande nicho de mercado. Como o mercado hoje é especializado, o egresso poderá atuar na animação de personagens, desenho de personagens e cenários, rigging, pós-produção, entre outros. Não se exclui das perspectivas de trabalho a atuação no mercado publicitário, assim como em TVs, na produção de videografismo.

Estrutura e laboratórios

O IFB Campus Recanto das Emas está finalizando o Centro de Formação Tecnológica (CFT), que vai receber a primeira turma do Curso de Animação. O espaço terá um laboratório de animação com 40 computadores de última geração, mesas digitalizadoras e software de animação.

Com essa estrutura, os estudantes terão plenas condições de desenvolver suas habilidades e se aprofundarem nas ferramentas. Além disso, a Coordenação do Curso está buscando parceria com a desenvolvedora do software de animação, a fim de conseguir licenças para os estudantes poderem estudar, também, em casa, durante o período em que estiverem realizando o curso.

Perfil

Fernando Mourão Gutierrez é publicitário e tem mestrado e doutorado em Artes pela UnB. Ingressou como professor no IFB Campus Recanto das Emas em 2018. Já foi professor das áreas de computação gráfica, animação e design no Senac-SP, na Universidade Anhembi Morumbi (UAM), no IESB e na UnB.

Além da sala de aula, o novo coordenador do Curso Técnico em Animação atuou e continua atuando na produção audiovisual. Teve experiência como analista de marketing cultural organizando eventos de dança, teatro e exposições na Caixa Cultural em Brasília e em São Paulo. Também trabalhou como diretor, assistente de direção e animador em vários filmes.

Veja parte da produção audiovisual do Professor Fernando Gutierrez:

Clique aqui para mais informações sobre o Curso Técnico em Animação