Alunos de Produção em Áudio e Vídeo visitam a TV Justiça
“Uma imersão no universo da Comunicação Pública”, pode ser descrita assim a Visita Técnica que os estudantes do Curso Técnico e do FIC de Produção em Áudio e Vídeo do IFB Campus Recanto das Emas realizaram à sede da Rádio e TV Justiça no Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira, 6 de setembro.
A atividade, coordenada pelo professor Jair Molina Júnior, proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer de perto os processos de produção, edição e transmissão de um dos mais importantes veículos de comunicação do país.
Ao todo, 9 estudantes participaram da visita. Todos estão matriculados nas turmas do Curso Técnico Subsequente ou no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Produção de Áudio e Vídeo. A ação faz parte do conteúdo de 2 disciplinas: “Ferramentas de Edição” e “Prática Profissional Ema Filmes”.
O professor Jair Molina Júnior explica que o objetivo da visita “foi aproximar os conteúdos teóricos do dia a dia profissional em uma emissora de renome, estimulando a troca de experiências e o desenvolvimento de novas habilidades”.
Estudantes entusiasmados
Os alunos se mostraram entusiasmados com a experiência. Giovanna Celestino, por exemplo, destacou a importância de relacionar o aprendizado em sala de aula com as possibilidades de atuação em uma emissora pública: “É interessante ver as possibilidades de atuação em uma emissora pública e também relacionar, com a prática, cada habilidade aprendida durante o curso oferecido pelo IFB. A possibilidade de entrar na carreira [de técnico em produção audiovisual], a troca de experiências com os profissionais e ver de perto o funcionamento de equipamentos específicos de cada setor abriu um grande horizonte para nós”, relatou Giovanna.
Já Márlon Tugdual e Saulo Figueiredo ficaram impressionados com a tecnologia utilizada nas transmissões e com a dedicação dos profissionais da TV Justiça, "Ao fazer essa visita técnica e ver todos os departamentos, os switchers [mesas de corte para edição de várias imagens simultaneamente], os servidores, a ilha de edição, foi muito interessante ver como eles têm que funcionar de forma integrada para todo o trabalho ser entregue e a TV funcionar ao vivo”, contou Márlon. “Nos encantamos com a alta tecnologia das transmissões de TV e Rádio geradas lá. A dedicação, o profissionalismo e a simpatia dos profissionais da TV Justiça, que nos receberam com tanto carinho, nos inspira cada vez mais a nos dedicarmos aos estudos e sonhar com uma carreira bem sucedida no mundo do audiovisual”, afirmou Saulo.
Um rico aprendizado
A visita técnica abrangeu diversas áreas da emissora, como salas de edição, estúdios e o Museu do STF. Os estudantes puderam conhecer os equipamentos utilizados, os processos de produção e a importância da comunicação pública para a democracia. Além disso, tiveram a oportunidade de visitar a exposição "Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia", que aborda os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Para o professor Jair Molina Júnior, a visita foi um sucesso. "Essa experiência confirma o papel pedagógico do Judiciário, ao proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto as técnicas de produção audiovisual e o importante papel da comunicação pública na sociedade", afirmou.
A importância das visitas técnicas no IFB
Para viabilizar a visita, o professor Jair Molina Júnior conta que entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do STF e com o Coordenador de Gestão da TV e Rádio Justiça, Denilson Morales. O STF atendeu prontamente a solicitação do IFB.
O IFB Campus Recanto das Emas ofereceu transporte para os estudantes, “demonstrando seu compromisso com a realização de atividades extracurriculares”, enfatizou o professor. O Campus Recanto das Emas fica a cerca de 37 quilômetros do STF. Para realizar o deslocamento dos alunos em atividades como essas, a unidade dispõe de ônibus e vans.
As parcerias
A atividade realizada em conjunto pelo IFB e a TV Justiça demonstra o compromisso de ambas as instituições com a formação de profissionais qualificados. “Essa iniciativa abre portas para futuras colaborações e contribui para o desenvolvimento da educação profissional", disse o professor.
Ele lembrou que a TV Justiça, além das transmissões ao vivo na radiodifusão e na TV a Cabo, disponibiliza conteúdo audiovisual via streaming no aplicativo TV Justiça+, inclusive com séries e documentários que abordam questões importantes do debate nacional.
Redes Sociais