Página inicial > Recanto das Emas > Como funciona o processo seletivo do Programa Mulheres Mil de Taguatinga Centro

Como funciona o processo seletivo do Programa Mulheres Mil de Taguatinga Centro

Criado: Segunda, 26 de Novembro de 2012, 14h33 | Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2012, 14h33 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3745

Servidores do IFB fazem inscrições do Mulheres Mil no Creas.O Campus Taguatinga Centro está realizando, neste mês de novembro e já publicou o resultado preliminar, o processo seletivo do Programa Mulheres Mil para as alunas que vão compor a turma de 2013. De acordo com a coordenadora substituta do curso, Valdinéa Carvalho, foram realizadas, na Cidade Estrutural, cerca de 205 pré-inscrições.

Para preencher os questionários, o Campus Taguatinga Centro foi atrás dessas mulheres, que estão em situação de vulnerabilidade, no Lixão da Estrutural, no ponto de memória e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O processo de divulgação ocorreu em reuniões, em visitas aos locais de pré-inscrição e no restaurante comunitário local.

Os critérios de seleção, explica Valdinéia, incluem questões, como idade e  número de filhos; as estudantes mais velhas e com mais filhos têm prioridade. Em relação à escolaridade, são priorizadas as que tiveram menos acesso ao ensino. Além desses critérios, há outros, porém todas as pré-inscritas recebem uma pontuação;  o que muda é o nível da pontuação. Como exemplo podemos usar o caso da escolaridade: a mulher que tem o Ensino Médio completo ganha cinco pontos; se tiver o Fundamental, 10 pontos; e se não for alfabetizada ou não concluiu o Ensino Fundamental terá 15 pontos.

Primeira turma do IFB
Em 21 de dezembro encerra-se o curso da primeira turma do Mulheres Mil do Campus Taguatinga Centro IFB. O curso que começou em março, com 100 estudantes, tem agora 74. Portanto houve uma evasão de aproximadamente 26%, o que, segundo Valdinéia, é um número razoável, especialmente considerando que as alunas são adultas, mães e estão há muito tempo afastadas da escola.