“Resultados muito positivos!” Avalia professor, quanto às notas de redação no Enem e no PAS
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O professor Allan Michell Barbosa disponibilizou na quarta-feira, 6 de fevereiro, o resultado das notas que os estudantes do IFB Campus Recanto das Emas alcançaram nas provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Para o docente, que ministra aulas de Língua Portuguesa há 18 anos e tem Mestrado e Doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), os resultados conquistados por esses alunos “foram muito positivos em relação a uma concorrência tão imensa de provas que abrangem todo o País”.
As maiores notas na redação do Enem
O estudante Kalebe César Alcântara, do 3º Ano B, conquistou a maior nota entre os estudantes do IFB Campus Recanto das Emas; ele chegou a 860 pontos de um índice que vai de zero a mil. A segunda maior nota, 840, foi alcançada por Gustavo Silva dos Santos, do 3º Ano C. Mikaela Vieira Gallas, do 3º Ano B, obteve a terceira maior nota, 820 pontos.
Vinte e dois estudantes do IFB Campus Recanto das Emas alcançaram notas acima da média nacional na redação do Enem. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a média das notas de redação no Enem 2024 foi de 660 pontos.
As maiores notas na redação do PAS
O IFB Campus Recanto das Emas divulgou, ainda, as notas obtidas por seus estudantes na redação do Programa de Avaliação Seriada 3 (PAS-3) da UnB. Neste caso, a nota vai de zero a 10.
A maior nota foi conquistada pelo estudante Calebe Carlos do Nascimento, do 3º Ano B, que conseguiu 9,929. Em seguida vieram as notas das estudantes Sofia Costa Ribeiro, do 3º Ano C, que conquistou 9,840; e Priscila Cordeiro Barboza, do 3º Ano B, que atingiu 9,800 pontos.
Sem cursinhos pagos
O professor Allan ressalta que, ao avaliar os resultados dos estudantes do IFB Campus Recanto das Emas, é necessário considerar “as diversas disparidades de acesso e desigualdade social” presentes na sociedade brasileira.
“É preciso levar em consideração que nossos estudantes são de escola pública e a grande maioria não tem acesso a cursinho especializado em provas do Enem e do PAS, só isso já faz louvarmos notas, por exemplo, maiores que 850 no Enem e notas como 9,94 no PAS 3”, afirma o docente.
Dos 42 estudantes que responderam ao levantamento sobre seus resultados no Enem e no PAS, apenas 7 informaram ter participado de algum curso preparatório extracurricular. Os alunos que conquistaram as 3 maiores notas nas redações, que são citados nesta matéria, não participaram de nenhum curso extracurricular.
Projetos específicos e horário de atendimento
Os estudantes do EMI do IFB Campus Recanto das Emas não têm aulas específicas de redação com uma disciplina separada. As aulas ocorrem dentro da carga horária de Língua Portuguesa.
Entretanto, no ano de 2024, o professor Allan Michell Barbosa ofereceu um projeto de ensino para os que desejavam ter aulas que os treinassem, especificamente, para o Enem, o PAS e os vestibulares.
“O projeto ocorreu durante todo o ano de 2024 com os terceiros anos. No ano de 2025 pretendo fazer o mesmo projeto, começando já com os primeiros anos”, informa o docente.
Pontos a serem aprimorados
Apesar dos bons resultados, a média dos estudantes do IFB Campus Recanto das Emas na redação do Enem ficou abaixo da média nacional. Enquanto aquela ficou em 660 pontos, os alunos desta unidade do IFB chegaram a 657.
O professor Allan propõe que todos os docentes de Língua Portuguesa dessa unidade do IFB se engajem em projetos específicos visando preparar os estudantes para o Enem e o PAS. Na avaliação dele, apenas um docente não tem condições de atender todas as turmas do técnico integrado com essas aulas extras.
Allan enfatiza que a participação dos estudantes nos horários de atendimento docente “poderia ser maior”. Segundo ele, grande parte dos alunos que o procuram nos horários de aulas extras são praticamente os mesmos que já participavam do projeto de ensino de redação voltado ao Enem e ao PAS.
Como se preparar para as provas de redação
O docente afirma que, para conseguirem bons resultados nas provas de redação, os estudantes devem:
- Treinar com as propostas de redação das provas dos anos anteriores, para se adequarem principalmente à linguagem das bancas e dos processos seletivos.
- Se possível, treinarem pelo menos duas redações por mês, atentando-se às correções feitas pelos seus professores.
- Adquirir repertório cultural através de filmes, séries e, principalmente, leituras sobre diversos temas.
- Ficarem atentos aos assuntos levantados em sala de aula pelos professores de Humanas e Linguagens (pois os temas que caem nas provas, geralmente são retirados dessas disciplinas) e buscarem se inteirar mais deles, para poderem ter bons argumentos e criticidade para a criação das redações propostas.
Metodologia do levantamento
Não existe um sistema do Ministério da Educação (MEC) ou do IFB que permita acessar, individualmente, as notas dos estudantes, seja no Enem ou no PAS. Para superar essa ausência de dados, os docentes e coordenadores do IFB Campus Recanto das Emas realizam uma busca ativa com entrevistas presenciais ou on-line com os estudantes.
De acordo com o coordenador do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio (EMI) em Produção de Áudio e Vídeo, Marcos Vinícius Soares Rodrigues, o IFB Campus Recanto das Emas tem 102 estudantes matriculados nas 3 turmas de Terceiro Ano.
Levantamento realizado pela Coordenação Pedagógica do IFB Campus Recanto das Emas aponta que, desse total de 102 estudantes aptos a realizar o Enem, 79 informaram ter-se inscrito para as provas.
Para verificar quantos estudantes realizaram o Enem e o PAS e como foi o desempenho deles, o professor Allan Michell Barbosa aplicou um questionário on-line. No total, 42 alunos das turmas de Terceiro Ano concordaram em participar do levantamento de dados. As respostas mostram que 40 alunos realizaram a prova do Enem e 21 fizeram a prova do PAS.
A diferença entre o número de estudantes que informaram ter-se inscrito para a prova do Enem, 79, e os que informaram ter, efetivamente, realizado a prova, 40, pode ser explicada tanto pelo número de estudantes que se inscreveram, mas não compareceram aos locais de aplicação das avaliações, quanto por estudantes que possam ter realizado as provas, mas optaram por não participar do levantamento realizado.
Wákila Mesquita - jornalista
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