Estudante premiada em concurso de redação aconselha: Participe de tudo! Se jogue nos cursinhos e projetos que os campi disponibilizam

Participar de tudo, “se jogar” nos cursinhos e projetos que os campi oferecem, esse é o conselho da estudante Nicole dos Santos Vieira de Oliveira aos colegas que desejam alcançar seus objetivos acadêmicos e conquistar prêmios.
Nicole conquistou o 3° lugar no Concurso de Redação Multicampi do IFB, onde concorreu com cerca de outros 100 estudantes dos 10 campi do Instituto Federal de Brasília.
Aluna do “3° Ano A”, do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo Integrado ao Ensino Médio (EMI) do IFB Campus Recanto das Emas, ela foi premiada na Categoria Verso, na modalidade que premiou os estudantes dos cursos técnicos com a redação intitulada "Por que a violência?"
Combate à violência de gênero
Esta é a 3ª edição do prêmio de redação promovido pela Pró-reitoria de Ensino (Pren). O tema do concurso em 2024 (cuja premiação ocorreu em 2025) foi o "Combate à Violência de Gênero". A cerimônia de premiação ocorreu no auditório do IFB Campus Riacho Fundo em 5 de fevereiro. Naquele evento, a estudante recebeu seu troféu e um box de livros com temáticas feministas de escritoras negras.
Nicole afirma que abordou o tema baseando-se nos próprios “conhecimentos do cotidiano - sendo uma mulher - sobre a violência de gênero”. Ela enfatiza que buscou, também, incluir a questão da educação no combate a essa violência.
Orgulho da conquista
“Bom, o sentimento é de muita felicidade né? Fiquei bem orgulhosa com essa conquista e também recebi muito apoio de familiares, amigos, professores e servidores do Campus”, responde a estudante, quando perguntada como se sentiu ao ser premiada.
A aluna do EMI diz que não tem uma rotina de prática da escrita, mas lê muito e esse tempo dedicado à leitura garante ampliação do vocabulário e elaboração de bons argumentos.
Apesar de dizer não ter uma rotina que possa ser tomada como específica para a prática da escrita, Nicole recomenda “treinar e pedir ajuda dos professores”. Esse diálogo com os professores “é maravilhoso para o desenvolvimento da escrita”, enfatiza.
O futuro
A estudante premiada não tem planos de ingressar na Universidade imediatamente. “Espero cursar a faculdade que eu quero, mas prefiro entrar somente no 2º semestre porque gostaria de ter um tempo livre e voltar a fazer coisas que eu gosto, adotar novos hobbies e cuidar da minha saúde tanto física quanto mental”, explica.
Recanto das Emas: um campus que combate a violência de gênero
Solicitada a avaliar as ações da própria escola no combate à violência de gênero, a estudante elogia o IFB Campus Recanto das Emas.
“Na minha opinião, o Campus possui uma estrutura muito boa para o combate de vários preconceitos, a postura adotada pelos professores e coordenações é uma postura que sempre demonstra a equidade de todos na sociedade. Acredito que as aulas, os núcleos de combate e os eventos são ações que contribuem muito para o combate à violência de gênero”, finaliza.
Campus premiado por dois anos consecutivos
Esta não foi a primeira vez que estudantes do IFB Campus Recanto das Emas alcançaram reconhecimento por seus textos. Na 2ª edição do Concurso de Redação Multicampi do IFB, realizado em 2023, o Campus Recanto das Emas ganhou o 1º Prêmio na Categoria Prosa. Naquele ano, o tema do concurso foi “Educação Antirracista” e a campeã foi a estudante Priscila Cordeiro Barbosa, à época no 2º ano do EMI em Produção de Áudio e Vídeo.
Mais de 100 concorrentes
De acordo com as informações divulgadas pela Pren, mais de 100 concorrentes dos 10 campi do IFB participaram do concurso.
A premiação é dividida em duas categorias: Prosa e Verso. São premiadas as três melhores redações em cada categoria.
Todavia, como o IFB é uma instituição que tem cursos que vão do Ensino Médio ao Mestrado, os concorrentes são divididos de acordo com o nível do curso em que estão matriculados, dessa forma, têm-se:
- Prêmio de 1º, 2º e 3º lugar na Categoria Prosa para estudantes do Ensino Superior;
- Prêmio de 1º, 2º e 3º lugar na Categoria Verso para estudantes do Ensino Superior;
- Prêmio de 1º, 2º e 3º lugar na Categoria Prosa para estudantes dos cursos técnicos;
- Prêmio de 1º, 2º e 3º lugar na Categoria Verso para estudantes dos cursos técnicos.
Jornalista: Wákila Mesquita
Redes Sociais