Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > IFB Campus Recanto das Emas realiza “Matrícula Orientada” para novos estudantes e suas famílias
Início do conteúdo da página

IFB Campus Recanto das Emas realiza “Matrícula Orientada” para novos estudantes e suas famílias

Criado: Terça, 18 de Março de 2025, 04h38 | Publicado: Terça, 18 de Março de 2025, 04h38 | Última atualização em Terça, 18 de Março de 2025, 10h23 | Acessos: 258
imagem sem descrição.

O IFB Campus Recanto das Emas realizou na quarta-feira, 12, e na quinta-feira, 13, a atividade “Matrícula Orientada” com o objetivo de recepcionar e orientar os novos estudantes e suas famílias que ingressam na instituição neste 1º semestre de 2025.

Ações realizadas pelos servidores

  • Orientar os estudantes e suas famílias sobre as peculiaridades dos cursos técnicos no IFB.
  • Apresentar um panorama do currículo, da grade horária e da formação técnica.
  • Realizar a entrega de uniformes.
  • Fotografar todos os novos estudantes para os registros em documentos institucionais.

 

Orientações dadas às famílias e aos estudantes

De acordo com o coordenador pedagógico substituto do IFB Campus Recanto das Emas, Felipe Serra, o encontro com os novos estudantes e suas famílias foi importante, pois trata-se de adolescentes que estão saindo do Ensino Fundamental, na maioria dos casos das escolas públicas do Governo do Distrito Federal (GDF), e agora iniciam uma nova etapa em uma instituição que vai exigir maior dedicação tanto dos alunos quanto de suas famílias.

“Nós explicamos como funciona o IFB e o que é um Curso Técnico Integrado. É importante as famílias compreenderem que o estudante vai precisar cursar até 19 disciplinas em um ano e não existe a opção de cursar apenas as matérias do Ensino Médio Regular; é um curso integrado com um único certificado”, detalha Felipe.

As famílias assinaram Termos de Compromisso em que confirmam entender como é o funcionamento do IFB, seus regulamentos e responsabilizam-se por participar da vida escolar dos filhos.

O coordenador Felipe Serra ressalta que essas informações e responsabilizações são essenciais, visto que o IFB encaminha ao Conselho Tutelar todos os casos em que as famílias não cumprem sua função de garantir apoio intelectual aos estudantes.

  

Uma escola aberta à comunidade

As famílias foram informadas também quanto ao fato de o IFB ser uma instituição aberta à comunidade e ter várias modalidades de cursos. Essa característica do Instituto Federal significa que os adolescentes vão compartilhar os espaços de estudos com outros estudantes que são adultos e estão nos cursos técnicos subsequentes ou cursos superiores.

Há, ainda, o fato de a escola ter espaços como biblioteca, quadra de esportes, auditórios e laboratórios que são abertos para a comunidade. Nesse contexto, os adolescentes e suas famílias precisam compreender que se trata de um espaço plural e que requer maturidade dos alunos do Curso Técnico Integrado mais do que seria necessário em uma escola privada ou do GDF onde a convivência seria apenas com jovens da mesma faixa etária.

 

Atestados médicos não abonam faltas

Um ponto-chave que diferencia o curso técnico integrado ao Ensino Médio do IFB do curso de Ensino Médio das escolas do GDF e das escolas particulares é a impossibilidade de se utilizarem atestados médicos para abonar faltas dos estudantes. Essa novidade para os novos matriculados foi explicada de forma detalhada para as famílias.

Os estudantes do IFB que ultrapassarem 25% de faltas são reprovados de forma automática, e atestados médicos não abonam faltas. Caso os alunos precisem de tratamento médico ou consultas médicas ou odontológicas, eles devem utilizar os 25% de faltas que são aceitas.

Felipe Serra explica que isso ocorre, pois o IFB garante atendimento domiciliar a estudantes com problemas de saúde que os impeçam de se deslocar até a escola. Esse atendimento é exclusivo para atestados com mais de 14 dias.

“Se um aluno não puder vir até a escola por motivo de saúde, a instituição dá a ele o direito de estudar em casa recebendo orientações on-line. Se a situação do estudante o impedir mesmo de realizar atividades em casa, ele pode recuperar esse conteúdo quando voltar da licença médica. Então, não há motivos para abonar ausências além dos 25% permitidos pela legislação”, detalha o coordenador.

Ele enfatiza que é importante as famílias terem todas essas informações para conseguirem acompanhar o desempenho acadêmico dos seus filhos e filhas e não correrem o risco de serem legalmente responsabilizadas pelo crime de Abandono Intelectual. Além disso, precisam saber como a escola funciona para cobrar da Instituição que cumpra sua parte e ofereça uma educação de qualidade. 

 

Situação atual da merenda escolar

Os estudantes e suas famílias foram orientados também quanto à situação da merenda escolar dos estudantes do Ensino Médio Integrado. A lei determina que todos os alunos do Ensino Médio têm direito à merenda escolar. Entretanto, há uma decisão judicial que isenta o IFB dessa obrigação nos casos em que o Ministério da Educação (MEC) não envie os recursos financeiros para esse fim.

Neste momento o IFB não tem recursos financeiros para garantir a merenda escolar, pois o Congresso Nacional ainda não aprovou o orçamento para o ano de 2025. As famílias foram orientadas a enviar alimentação para seus filhos, tanto para os que estejam com aulas apenas no período matutino quanto nos casos dos dias de aulas integrais. Essa recomendação permanecerá até que os deputados e senadores aprovem os recursos para a merenda escolar.

O IFB Campus Recanto das Emas disponibiliza geladeiras e micro-ondas para que os alunos possam guardar e preparar suas refeições. O campus conta também com uma lanchonete que oferece almoço a custo baixo: 12 reais a marmita mais simples.

 

Maior dedicação e mais oportunidade que uma escola comum

As famílias foram orientadas e informadas sobre as diferenças entre um Curso Técnico Integrado e o Ensino Médio Regular nas escolas do GDF.

Felipe Serra considera que essa orientação é de extrema importância para evitar surpresas durante os 3 anos de curso.

“Nós conversamos com as famílias antes de efetivarem as matrículas. Nosso objetivo é que a família reflita se ela, realmente, quer matricular o filho aqui. Às vezes, pode ocorrer dos pais e mães terem uma expectativa muito grande e um sonho para os seus filhos, mas os adolescentes podem não estar em sintonia com essa expectativa das famílias”, diz Felipe.

“Nessa atividade de Matrícula Orientada nós buscamos levar os responsáveis e os estudantes a pensarem e alinharem suas expectativas enquanto família. Não adianta a mãe ou o pai forçarem os filhos a se matricularem em um curso que vai exigir muito deles e isso gerar conflitos depois”, conta o coordenador.

“Ficamos felizes com essa atividade, pois todos compreenderam e todos confirmaram suas matrículas, sua escolha consciente pelo IFB”, comemora o coordenador pedagógico.

 

As oportunidades

As famílias e estudantes também foram informadas sobre as várias oportunidades que o IFB Campus Recanto das Emas oferece.

Além das atividades acadêmicas, esportivas e sociais obrigatórias, a instituição disponibiliza oportunidades que vão desde o atendimento extraclasse (tempo que todos professores disponibilizam para tirar dúvidas e reforçar conteúdos fora dos horários normais de aula) até a participação em projetos de pesquisa científica ou estágios.

 

Coordenações participantes

A Matrícula Orientada foi organizada pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Drep) e pelas seguintes coordenações:

  • Coordenação Pedagógica (CDPD), que contou com os analistas de educação Felipe Serra e Maristela Lacerda;
  • Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE), que envolveu o coordenador Francisco Rosemberg; a assistente social Carol Anderson; a psicóloga Flávia Neves e as assistentes de aluno Sarah Braga e Hellen Fernandes.
  • Coordenação de Registro Acadêmico (CDRA), que tratou da matrícula dos novos alunos. Participaram da atividade a coordenadora Wyara Viana; o auxiliar em administração Givanildo Pereira da Silva e a assistente em administração Andréa Argôlo Vieira.

Além dessas coordenações, os servidores do Almoxarifado Técnico realizaram um mutirão e conseguiram fotografar todos os 93 novos estudantes para os documentos oficiais.

Do Almoxarifado Técnico, participaram os servidores Cláudio Ferreira de Sousa, Jaconaazar Souza Silva, Antônio Carlos Lima da Silva e Jusef de Oliveira, todos Técnicos de Laboratório da área Audiovisual.

Jornalista Wákila Mesquita

 

Fim do conteúdo da página