Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > IFB Campus Recanto das Emas conclui 1ª etapa das obras de climatização das salas de aula, administrativas e laboratórios
Início do conteúdo da página

IFB Campus Recanto das Emas conclui 1ª etapa das obras de climatização das salas de aula, administrativas e laboratórios

Criado: Terça, 01 de Abril de 2025, 05h11 | Publicado: Terça, 01 de Abril de 2025, 05h11 | Última atualização em Terça, 01 de Abril de 2025, 05h14 | Acessos: 56
imagem sem descrição.

O diretor-geral do IFB Campus Recanto das Emas, Germano Teixeira Cruz, informou nessa segunda-feira, 31 de março, que foi concluída a 1ª etapa das obras de climatização das salas de aula, salas administrativas e laboratórios desta unidade do IFB.

Nesta 1ª etapa, todas as salas de aula do Bloco A estão climatizadas. As salas administrativas e laboratórios também estão com os aparelhos de ar-condicionado em funcionamento. Quatro salas ainda não estão com as instalações concluídas: Almoxarifado Técnico, Direção Geral, Coordenação Pedagógica e Napne.

 

O que foi feito?

De acordo com o diretor-geral, as obras realizadas nesta 1ª etapa foram de manutenção e transposição dos equipamentos que já pertenciam ao Campus.

Quando o IFB Campus Recanto das Emas foi inaugurado em 2018, as condensadoras dos equipamentos de ar-condicionado foram instaladas na laje acima do 1º piso do Bloco A.

“Devido ao grande número de equipamentos funcionando ao mesmo tempo e às condições de ventilação do local, o funcionamento das condensadoras ficava prejudicado. Agora, essas condensadoras foram movimentadas para a parede externa do campus [Bloco A], permitindo a ventilação adequada dos componentes e facilitando o processo de manutenção”, explica Germano.

 

O que ainda falta fazer?

Os equipamentos que não estavam danificados e puderam ser re-operados durante a movimentação, já foram colocados em funcionamento. Agora, as máquinas que demandam maiores intervenções, devem ser reformadas e receberem peças novas nos casos necessários. Depois serão re-instaladas.

Nesse momento, o IFB recebeu da empresa o relatório preliminar dos aparelhos que foram instalados sem a necessidade de reforma ou troca de mais peças. Agora, a qualidade do serviço será atestada pelos fiscais do IFB que podem solicitar alterações.

 

Situação da Biblioteca e CFT
Os condicionadores de ar do prédio da Biblioteca passaram por manutenção e foram instalados. Entretanto, os equipamentos não estão funcionando de forma adequada e devem passar por melhorias.

O Bloco C, onde funciona o Centro de Formação Tecnológica (CFT), ainda não foi devidamente climatizado, pois o prédio foi construído recentemente e os equipamentos de climatização ainda não foram adquiridos.

O coordenador de Manutenção e Serviços do IFB Campus Recanto das Emas, Vladimir Ribeiro de Melo, informou que, de modo geral, os equipamentos de todo o Bloco A estão funcionando adequadamente. Porém, outras melhorias poderão ser realizadas, por exemplo, com a finalidade de diminuir o ruído dos aparelhos. 

 

Valor investido e origem dos recursos

O IFB disponibilizou R$ 70 mil para as obras de transposição das condensadoras e manutenção destes equipamentos. Parte dos recursos veio do Orçamento do próprio IFB Campus Recanto das Emas e parte dos valores vieram de emendas parlamentares enviadas para a Reitoria e descentralizadas para os campi.

 

Setores responsáveis pela obra

O diretor-geral Germano Teixeira Cruz enfatiza que a ação foi resultado do trabalho coletivo dos servidores do IFB.

“Esse foi um trabalho coletivo, de todo o IFB. O processo de licitação contou com a participação de vários campi junto à Pró-reitoria de Administração (PRAD). No âmbito do nosso campus, a Diretoria de Administração e Planejamento (DRAP) e a Coordenação de Manutenção e Serviços (CDMS) ficaram à frente do acompanhamento da execução”, detalha o diretor-geral.

A empresa que venceu a licitação e está realizando a obra foi a Gotherm Engenharia Térmica.

 

Consumo de energia elétrica

Com a reoperação dos equipamentos, estima-se um acréscimo no custo de energia elétrica. Porém, o diretor-geral acredita que isso não vai prejudicar o equilíbrio financeiro do contrato de eletricidade desta unidade do IFB.

“Vamos retomar as campanhas de uso consciente, mas com a instalação do sistema de geração de energia solar tivemos uma redução significativa nas nossas contas. Como muitos equipamentos estão sem funcionar a bastante tempo, não conseguimos estimar o valor do aumento, mas vamos trabalhar para manter o equilíbrio financeiro”, diz Germano.

Jornalista: Wákila Mesquita.

Fim do conteúdo da página