Napne faz ação de acolhimento aos estudantes
A equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFB Campus Recanto das Emas informou, na terça-feira, 23 de abril, que as atividades realizadas na recepção dos novos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) foram “muito positivas”.
A psicopedagoga do Napne, Alessandra Alexandria, considera que as ações do Núcleo na recepção aos estudantes recém-matriculados e aos que retornaram das férias foram importantes para “informar e acolher”. As atividades de recepção, avaliadas agora como positivas, ocorreram na primeira semana de abril.
Na avaliação de Alessandra, a equipe conseguiu apresentar tanto aos calouros quanto aos veteranos, quais as funções do Napne, além de explicar como os alunos podem acionar o suporte oferecido pelo Núcleo.
Acolhimento, escuta e suporte
Alessandra explica que o Napne é um setor consultivo que responde pelas atividades de inclusão das pessoas com necessidades específicas nos campi do IFB. O Núcleo realiza o acolhimento, a escuta e o suporte dos alunos que precisam e solicitam apoio.
“A finalidade do Napne é promover a quebra de barreiras atitudinais, educacionais, arquitetônicas e comunicativas, de forma a promover inclusão na educação profissional e tecnológica”, explicam Alessandra Alexandria e Ludimila Duque de Castro.
Ludimila, além de ser a atual coordenadora do Napne, é Analista em Educação e Pedagoga no Campus Recanto das Emas. Ela, que é mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFB, escreveu sua dissertação de mestrado justamente sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas por estudantes da educação profissional.
Música e diálogo
Para dialogar com os estudantes do IFB Campus Recanto das Emas sobre inclusão, o Napne convidou a musicista Naira Fontenelle. Naira, que é musicista, modelo e membra da Academia Inclusiva de Autores Brasileiros é deficiente visual.
Além de se apresentar como cantora, a musicista se dispôs a dialogar com professores e estudantes após a apresentação artística.
A psicopedagoga Alessandra comenta sobre a participação da cantora: “esse momento foi de grande importância para a nossa comunidade, foi um momento de inclusão em que alunos e professores fizeram perguntas para a convidada. Esse diálogo trouxe importantes reflexões sobre inclusão, não só na escola, mas em toda a sociedade”, avalia.
Piquenique
De acordo com a Analista em Educação, Ludimila Duque de Castro, na recepção dos estudantes realizou-se também “um grande piquenique com o objetivo de fortalecer os vínculos entre os alunos”.
“Esse espaço de confraternização deu aos novos estudantes a oportunidade de interagirem com o espaço que agora eles passam a integrar”, enfatiza Ludimila.
Ela reforça que “é de muita importância promover, no IFB, atividades que levem a reflexão sobre o tema da inclusão escolar”.
Parte das membras do Napne participaram da organização do evento de boas-vindas a todos os estudantes, mas atuaram de forma mais específica na promoção de ações voltadas à inclusão de pessoas com necessidades específicas.
A equipe garantiu, também, suporte aos estudantes que precisam de acompanhamento individualizado, seja nas aulas ou em eventos como esta recepção na primeira semana de abril.
Organização do evento
A recepção dos estudantes foi organizada pela Comissão de Boas-Vindas composta pelos seguintes membros:
Presidente: Bruno Tardin;
Secretária: Ana Luiza Da Silva Indiano;
Membros docentes e técnicos: Luciana Di Maio Andrade Lago, Cleudivan Silva Dias, Ludimila Duque de Castro, Hellen Hernandes dos Santos e Alessandra Alexandria da Cruz Noronha.
Estudantes: Esther Lima Barbosa, Fernando Riquelme Freitas da Silva, Marcus Aurélio Dantas da Silva Júnior, Lorena Yasmin Alves Abreu, Beatriz de Araújo Carvalho, Giovana Santos de Oliveira, Bárbara Noleto Sousa, Anna Carolina Rodrigues Santana e Milo Santos.
Redes Sociais