IFB Campus Recanto das Emas celebra formaturas dos cursos técnicos em Produção de Áudio e Vídeo nas modalidades Subsequente e Proeja

O IFB Campus Recanto das Emas celebrou a formatura de mais cinco turmas do curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo com a entrega de certificados em cerimônia ocorrida na noite dessa quinta-feira, 24 de abril, na Quadra de Esportes da Instituição. Os 30 novos técnicos estão agora mais qualificados para aplicar seus conhecimentos na área de produção audiovisual.
Na cerimônia, foram certificados tanto os técnicos que realizaram o curso na Modalidade Subsequente ao Ensino Médio, quanto o técnico que concluiu sua formação na Modalidade Integrada ao Ensino Médio na Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja).
O IFB quer formar profissionais que defendam a democracia, afirma reitora
A reitora do IFB, Veruska Ribeiro Machado, presidiu a cerimônia de entrega dos certificados e usou seu discurso para reafirmar o compromisso do Instituto Federal de Brasília com a democracia e com uma educação integral.
Veruska Ribeiro Machado afirmou que o IFB é uma instituição comprometida em formar profissionais que, para além das capacidades técnicas, tenham o compromisso com a defesa da democracia e da educação pública.
Falando aos formandos, a reitora enfatizou: “vocês têm a responsabilidade de levar para os territórios em que forem atuar o DNA desta Instituição [IFB]. Essa é uma Instituição que forma profissionais em uma perspectiva integral”, discursou.
“Não basta ser muito bom na área de áudio e vídeo, você precisa ser um cidadão ativo, precisa ter o desejo de transformar a vida de outras pessoas, assim como a sua vida foi transformada por essa instituição pública”, enfatizou a reitora.
Ela apelou aos novos técnicos para que defendam a educação pública: “vocês deverão defender essa instituição pública todas as vezes. Vocês saem daqui com esse DNA, de defender o audiovisual, mas não apenas pelo olhar técnico, o audiovisual democrático, na perspectiva de transformação da vida das pessoas e deste País”, finalizou a presidente da cerimônia.
Orador da turma cita filme brasileiro e reivindica incentivo ao cinema nacional
Na cerimônia, três formandos discursaram como oradores de turma. Vinícius Castro Fonseca discursou representando o Curso Subsequente do período vespertino; Helyton Laert Simão Galheno falou em nome dos formandos do Curso Subsequente do período noturno, e Mikael Romualdo Araújo Dias discursou como representante do Proeja.
O primeiro orador, Vinícius Castro Fonseca, afirmou que o cinema nacional passa por um novo renascimento. Ele citou a vitória da produção brasileira “Ainda Estou Aqui”, como melhor filme internacional na premiação do Oscar 2025, e apontou essa conquista como um dos sinais desse renascimento.
O — agora — Técnico em Produção de Áudio e Vídeo apresentou dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) que mostram o domínio da indústria cinematográfica estrangeira no audiovisual brasileiro. Vinícius enfatizou a necessidade de políticas públicas que incentivem a indústria criativa nacional.
“Nós somos criativos, resilientes e usamos o famoso jeitinho brasileiro para inovar e transformar limitações em soluções criativas”, discursou. Ele relembrou aos colegas o fato de ser necessário lutar por “regulamentações justas” que garantam aos brasileiros o direito de se verem nas telas do próprio País.
Presenças e homenagens
Além dos formandos, a festa contou com a presença dos convidados, familiares e amigos dos novos Técnicos em Produção de Áudio e Vídeo.
A — já citada — reitora Veruska Ribeiro Machado; o diretor-geral do IFB Campus Recanto das Emas, Germano Teixeira Cruz; o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão (Drep), Antongnioni Pereira de Melo; e o coordenador dos cursos técnicos Subsequente e Proeja, Rafael Cunha Matos, prestigiaram a cerimônia.
Os formandos homenagearam, como patronos das turmas:
➢ Márcio Giacomin Pinho, patrono do Curso Técnico Subsequente em Produção de Áudio e Vídeo do período noturno. O docente ministra aulas na área de captação, edição e mixagem de áudio e atua no IFB desde 2023.
➢ Marcos Ribeiro Rabelo de Sá, patrono do Curso Técnico Integrado em Produção de Áudio e Vídeo — Proeja. O professor Marcos ministra aulas de Física e atua no IFB desde 2018.
➢ Robson Gomes dos Santos (Robinho), patrono do Curso Técnico Subsequente em Produção de Áudio e Vídeo do período vespertino. Robinho é recepcionista do IFB Campus Recanto das Emas onde trabalha desde a fundação da unidade. O profissional é um dos trabalhadores que há mais tempo contribui para o funcionamento do IFB, tendo iniciado suas atividades na Instituição há mais de 15 anos.
Foram homenageados os seguintes professores:
➢ Michael Peixoto, homenageado pelo Curso Técnico Subsequente em Produção de Áudio e Vídeo do período noturno. O professor Michael ministra disciplinas na área de práticas profissionais e de roteiro e atua no IFB desde 2023.
➢ Rafael Cunha Matos, homenageado pelo Curso Técnico Integrado em Produção de Áudio e Vídeo - Proeja. O professor Rafael ministra disciplinas na área de edição de imagens e atua no IFB desde 2018.
➢ Fernando Gutierrez, homenageado pelo Curso Técnico Subsequente em Produção de Áudio e Vídeo do período vespertino. O professor Fernando ministra disciplinas na área de animação e atua no IFB desde 2018.
Jornalista: Wákila Mesquita
Redes Sociais