Página inicial > Recanto das Emas > Encontro pedagógico: maioria dos estudantes do IFB trabalham

Encontro pedagógico: maioria dos estudantes do IFB trabalham

Criado: Sexta, 01 de Fevereiro de 2013, 16h24 | Publicado: Sexta, 01 de Fevereiro de 2013, 16h24 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2420

A maioria dos estudantes do IFB tem jornada dupla: trabalham e estudam. Esse foi um dos dados apresentados pelo pró-reitor de Ensino do IFB, Nilton Cometti, neste primeiro dia do Encontro Pedagógico do Campus Taguatinga Centro. Os números apresentados por Cometti aos professores e técnicos administrativos são o resultado das respostas fornecidas pelos estudantes por meio do questionário socioeconômico, que é obrigatório no ato de inscrição aos processos seletivos.

No diálogo com os servidores, o pró-reitor apresentou outras informações, todas relativas ao processo seletivo 2012/1. Um número de destaque para o Campus Taguatinga Centro é o fato de 51,9% dos inscritos no processo seletivo de 2012/1 terem renda entre R$ 545,00 e R$ 1090,00. A maior parte dos inscritos tiveram conhecimento do Instituto por meio do site da própria Instituição; em seguida, com o segundo maior índice, veio a televisão. Essas foram as duas principais formas de divulgação do Instituto para aquela seleção.

No encontro, Cometti defendeu a implementação das cotas no IFB, e uma das justificativas foi a nota de corte no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), observada nesta seleção 2013/1. Segundo o pró-reitor, enquanto os estudantes que disputaram na ampla concorrência tiveram notas próximas de 780, os cotistas obtiveram pontuações menores. Sem as cotas, observa, esses estudantes, de renda igual ou inferior a um salário e meio, negros, pardos e indígenas, não conseguiriam entrar no IFB.

Prioridades para 2013

Aos servidores do Campus Taguatinga Centro Cometti ressaltou que em 2013 um dos focos centrais da instituição é entender e solucionar a questão da evasão de estudantes. Para ele, o tema “entrada” apresenta bons resultados, visto que a demanda por vagas no IFB cresceu de forma “exponencial”. Entretanto, a evasão ainda se apresenta como um fato que requer compreensão.

Encontro Pedagógico

O 1º Encontro Pedagógico 2013 do Campus Taguatinga Centro ocorre nesta sexta-feira, 1º, na segunda-feira, 4, e na terça-feira, 5. De acordo com o diretor de Ensino desta unidade do IFB, Carlos Augusto Balla, este é o momento em que os docentes devem planejar suas aulas e discutir a atuação para este ano; por isso as palestras e diálogos sobre a Instituição. O evento é exclusivo para servidores.