Página inicial > Recanto das Emas > Encontro pedagógico: 20 cursos do IFB estão no site do IEL e podem cadastrar estagiários

Criado: Segunda, 04 de Fevereiro de 2013, 17h58 | Publicado: Segunda, 04 de Fevereiro de 2013, 17h58 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2697

A coordenadora de Estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no Distrito Federal, Érika Caetano, fez, na tarde desta segunda-feira, 4 de fevereiro, uma palestra para servidores técnicos e docentes do Campus Taguatinga Centro. O objetivo da explanação foi esclarecer e tirar dúvidas sobre estágio. Ela informou que mais de 20 cursos do IFB estão cadastrados no IEL. A palestra faz parte da programação do 1º Encontro Pedagógico de 2013 desta unidade do IFB.

Érika Caetano falou na tarde desta segunda-feira no IFB.Érika informou que só no Distrito Federal o IEL tem mais de 4 mil empresas cadastradas e aptas a oferecerem vagas de estágio. De outro lado, há um cadastro com cerca de 120 mil estudantes em busca dessas colocações.

No caso do IFB, o número de cursos cadastrados naquela  instituição e que permite aos estudantes buscarem pelas vagas já ultrapassa 20. Ela esclarece que, caso haja cursos do Instituto Federal de Brasília ainda não citados no site do IEL, é preciso – apenas – que o IFB envie para eles o projeto pedagógico do curso em questão e peça a inclusão. Esse envio pode ser feito pelo coordenador do curso ou pelo responsável pelo setor de estágio na Instituição.

Só podem ofertar estágios os cursos cujo projeto pedagógico dê essa possibilidade.

Lei de Estágio
A palestrante falou também sobre a Lei de Estágio que vigora atualmente e que passou a valer em 2008, a Lei 11.788. Segundo ela, essa lei dá mais garantias aos estagiários, ao contrário da anterior, que era de 1977.

De acordo com Érika, são direitos dos estagiários: bolsa auxílio, seguro obrigatório, auxílio transporte, recesso de 30 dias a cada ano de estágio e redução, em 50%, na carga horária na época de avaliação acadêmica.

Ela esclarece que, antes da lei atual, as empresas não eram obrigadas a retribuir o trabalho prestado pelo estagiário, apesar de ser pouco comum o não pagamento. A respeito da redução da carga horária de trabalho durante o período de provas,  o empresário deve ser avisado com antecedência e, preferencialmente, que as datas das avaliações constem do calendário acadêmico.

A carga horária máxima para o estagiário é de 30h semanais, sendo 6h diárias. Porém, as Pessoas com Necessidades Específicas (PNE's) não podem estagiar mais que 20 horas semanais.

Obrigações do IFB
A instituição de ensino onde estuda o estagiário tem também uma série de obrigações, dentre elas: ter um professor orientador do estágio que acompanhe o processo e receba os relatórios, conhecer o local onde o estudante está exercendo aquela função, comunicar à empresa quais as datas de avaliação dos alunos.

No caso do conhecimento do local onde se realiza o estágio, Érika explica que é possível fazer isso por meio do IEL, visto que pode haver uma dificuldade logística para as instituições de ensino em vistoriarem todas as empresas que ofertam vagas de estágio.

Encontro Pedagógico
O 1º Encontro Pedagógico 2013 do Campus Taguatinga Centro teve início na sexta-feira, 1º, continua nesta segunda-feira, 4, e encerra-se na terça-feira, 5. De acordo com o diretor de Ensino desta unidade do IFB, Carlos Augusto Balla, este é o momento em que os docentes devem planejar suas aulas e discutir a atuação para este ano; por isso as palestras e diálogos sobre a Instituição e seus parceiros. O evento é exclusivo para servidores.