Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual
Perfil
O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual compreende as relações do mundo do trabalho de acordo com a realidade de seu território, as políticas públicas e uma diversidade de saberes que o capacitam a atuar no audiovisual de forma ética, crítica e criativa. Ele é capaz de interpretar e se posicionar de maneira dinâmica em um cenário de trabalho social e economicamente instituído, entendendo que o mercado formal é apenas uma das muitas formas possíveis de atuação.
Mundo do Trabalho
O Tecnólogo em Produção Audiovisual encontra diversas frentes de atuação profissional, com ênfase em áreas como:
- Produção em emissoras de rádio e de televisão, estúdios de cinema, produtoras de vídeo, provedoras de conteúdo digital, agências de publicidade, empresas de eventos, instituições públicas e coletivos sociais e artísticos, entre outros espaços;
- Difusão audiovisual, atuando na programação e curadoria para mostras, festivais, cineclubes, salas de cinema, plataformas de streaming e distribuidoras de produtos audiovisuais, entre outros espaços;
- Formação, pesquisa, crítica, preservação e análise das políticas públicas para o audiovisual em âmbito local, regional e nacional.
Além disso, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC), o concluinte do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual está habilitado para:
- Produzir e captar imagens em movimento e operar câmeras e equipamentos de cinema e vídeo;
- Planejar e produzir materiais audiovisuais cinematográficos, televisivos e digitais, com teor artístico, jornalístico documental e publicitário;
- Interpretar visualmente os roteiros;
- Operar a iluminação, sonorização, decupagem e edição;
- Gerenciar os setores técnicos da área e coordenar as equipes de produção audiovisual; e
- Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Pré-requisitos
Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual, o candidato deverá possuir o diploma de conclusão do Ensino Médio ou equivalente e participar de processo seletivo, aberto ao público, conforme legislação vigente e normativas do IFB.
Atualmente o IFB utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para selecionar os estudantes dos cursos superiores. Portanto, para ingressar neste curso, recomenda-se que o interessado faça o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de modo a poder utilizar o Sisu.
Certificação: Tecnólogo em Produção Audiovisual.
Vagas: 40 semestrais.
Duração: 2,5 anos (5 semestres).
Carga horária: 1.613 horas.
Turno: Noturno.
Projeto Pedagógico/Plano de curso: Acesse.
Ato do Conselho Superior que criou o curso: Resolução Nº 12/2025.
Contato: Coordenador (a): em processo de eleição.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Modalidade: Presencial.
Endereço: Chácara 22 - Avenida Monjolo, Núcleo Rural Monjolo, atrás da Quadra 300 - Recanto das Emas, Brasília - DF, Cep: 72.620-100.
Telefone WhatsApp: (61) 9 9109-0909
Redes Sociais