Página inicial > Recanto das Emas > Professora da área de Línguas publica em Revista Qualis A2

Professora da área de Línguas publica em Revista Qualis A2

Criado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2013, 15h20 | Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2013, 15h20 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2616

A professora Fernanda Ribeiro Queiroz Oliveira, do Campus Taguatinga Centro, publicou, neste primeiro trimestre de 2013, um artigo na Revista Acta Scientiarum da Universidade Estadual de Maringá (UEL). Esta publicação paranaense está classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como Qualis A2 (veja abaixo como funciona a classificação das revistas) e publica artigos científicos da área de Letras/Linguística.

Professora Fernanda Oliveira em atividade no Campus Taguatinga Centro, onde dá aulas e desenvolve pesquisas.O artigo da docente do IFB, que é doutora em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem o título “Descartes e Drummond – a arte da filosofia e a filosofia da arte”. No texto, Fernanda faz uma comparação entre as obras de René Descartes, (filósofo francês do século XVII)  e o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade.

Para a pesquisadora, as propostas de observação de mundo do racionalista francês e do poeta brasileiro aproximam-se no zelo estético ao construírem imagens que vivificam conceitos, ideias, na compreensão da realidade. Apesar da aparente distância e diferença entre a poesia e a razão, Fernanda consegue verificar, em seu trabalho, que há semelhanças entre ambos os pensadores.

Como funciona a classificação das revistas científicas?
Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender às necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.

A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero. (com informações do site da Capes)