Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > Professor do IFB Recanto das Emas destaca cinema periférico em conferência internacional
Início do conteúdo da página

Professor do IFB Recanto das Emas destaca cinema periférico em conferência internacional

Criado: Sexta, 18 de Julho de 2025, 17h13 | Publicado: Sexta, 18 de Julho de 2025, 17h13 | Última atualização em Sexta, 18 de Julho de 2025, 17h13 | Acessos: 16

O professor Allex Medrado, do IFB Campus Recanto das Emas, representou o Instituto Federal de Brasília ao ministrar a conferência “Diálogos sobre educação, cinema e periferia” no Instituto Guimarães Rosa (IGR), na Cidade do México, em 15 de julho. No evento internacional — vinculado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil — o professor destacou as práticas audiovisuais e pedagógicas do campus.

Medrado, que também é cineasta, exibiu e debateu dois curtas-metragens realizados por estudantes do Campus Recanto das Emas. Ele apresentou as ações de difusão audiovisual do Núcleo de Práticas Integradoras Recanto do Cinema, responsável pelo Festival Recanto do Cinema e Cineclube Recanto do Cinema.

 

Em sua fala, o professor enfatizou o papel do IFB na periferia:

“Falei do nosso Campus e da importância política, social e econômica dele na periferia, ou seja, no Recanto das Emas, o quanto exerce uma intervenção direta na história da cidade".

 

Sobre o cinema periférico, Medrado destacou:

 “O cinema contemporâneo tem explorado as potências e complexidades entre as identidades que foram subalternizadas e seus territórios. É uma forma de pensar como a alteridade e o sentimento de pertença a um território constrói nossas subjetividades”.

 

Para ele, os filmes de estudantes e egressos do Campus Recanto das Emas comprovam a eficácia das ações do Núcleo:

“Isso mostra o quanto é importante o trabalho que estamos desenvolvendo no Campus, principalmente o Núcleo Recanto do Cinema de práticas de difusão, onde estamos experimentando uma pedagogia da difusão”.

 

O professor ainda celebrou o interesse internacional:

“Foi bem bacana o interesse das pessoas mexicanas sobre nossa escola e o que fazemos a partir do audiovisual e das pedagogias”.

 

O docente ressaltou que o cinema contemporâneo dos últimos 15 anos tem trazido “narrativas contadas por e com pessoas que foram marginalizadas dos processos fílmicos”.

Nesse contexto, os filmes realizados por estudantes do Campus Recanto das Emas são importantes nos debates e reflexões sobre o cinema periférico. O professor afirma:

“[..] a importância de mostrar e visualizar nesse debate os filmes dos nossos estudantes que demonstram suas relações com o espaço e vão além disso, fabulam sobre o cotidiano e a realidade”.

 

Filmes exibidos

Os dois filmes apresentados pelo professor naquele evento foram realizados por estudantes do IFB Campus Recanto das Emas:

  • Tecnogénesis (2019, 18 min)

          Direção: Coletivo sem Nome.

         Sinopse: Em uma Brasília distópica, o governo totalitário cria um sistema que restringe o acesso a direitos básicos para uma grande parte da população. Kata é uma professora na Cúpula Democrática, única instituição autorizada a ministrar aulas, até que seus ideais e sua origem a levam a enfrentar-se com o sistema.

  • Ao sabor da maré (2025, 11 min.)

       Direção: Pablo Cardoso.

       Sinopse: Em uma escola, a introspecção de distintas personalidades se transforma em uma meditação uníssona.

Fim do conteúdo da página