Página inicial > Recanto das Emas > Estudantes do Técnico em Comércio realizam visita em empresa de Agroturismo

Estudantes do Técnico em Comércio realizam visita em empresa de Agroturismo

Criado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2013, 19h36 | Publicado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2013, 19h36 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2801

Os estudantes do Curso Técnico em Comércio, do Campus Taguatinga Centro, realizaram no sábado, 16 de fevereiro, uma visita técnica ao Rancho Paraná, em Brazlândia. A aula extraclasse foi organizada pelo professor Luciano Pereira da Silva em parceria com o curso de Gestão em Agronegócio da Universidade de Brasília (UNB).

Os estudantes do IFB caminharam pelo Rancho Paraná e conheceram a experiência de produção e agroturismo conjugadasNo Rancho Paraná, os estudantes conheceram o funcionamento da “empresa rural” e os detalhes da produção de flores e do agroturismo praticado na pequena propriedade. A administração do Rancho, que tem mais de 30 anos, foi explicada, em detalhes, pelas sócias e irmãs Márcia Rosely Carvalho e Rosany Cristina Carvalho, filhas do primeiro dono daquele espaço, Francisco Carvalho, que foi assentado no local, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), ainda na década de 1970.

Os estudantes do Curso Técnico em Comércio tiraram todas as dúvidas sobre a produção e comercialização do que é produzido no local. Os alunos tinham muitas perguntas que foram respondidas pelas irmãs que administram o Rancho ou pelo técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), José Nilton.

Um ponto enfatizado e que chamou a atenção dos estudantes de Comércio é que, na avaliação dos produtores e do técnico da Emater-DF, a questão da produção nas propriedades rurais da região de Brazlândia está solucionada, porém há ainda dificuldades quando o assunto é comercialização. Ele citou os casos de produção de goiaba e de morango e relatou ações tomadas para ampliar a comercialização como, por exemplo, a Festa do Morango, realizada anualmente.

Um exemplo de como comercializar seus produtos diretamente com os consumidores é a banca de produtores de flores que atualmente expõe a produção de 30 pequenos proprietários da região de  na Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). Ao receber as informações sobre o comércio no DF, os estudantes foram informados que 60% de tudo que se vende na Ceasa – DF vem de Brazlândia.

Ver a prática e desenvolver a pesquisa e a inovação
Para o professor Luciano Pereira da Silva, o objetivo da visita é despertar o interesse dos estudantes pela investigação científica e pela inovação, é um espaço onde os docentes podem ver uma técnica na prática e relacionar isso à teoria estudada em sala.

Porém, o principal, diz Luciano, é desenvolver esse caráter de pesquisador e mostrar que a pesquisa acadêmica é feita também no mundo real e que a partir desse conhecimento prático se pode gerar projetos de desenvolvimento e inovação.

O estudante do III módulo do Curso Técnico em Comércio Edilson Fontanele disse que na visita foi possível enxergar a prática do que se vê em sala de aula.