Professora do IFB Recanto das Emas Patrícia Barcelos é aprovada para diretoria da Ancine

O Senado Federal aprovou, na quarta-feira (13), a indicação da professora Patrícia Barcelos, docente do Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Recanto das Emas, para integrar a diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A decisão, que teve 53 votos favoráveis e 5 contrários, agora aguarda nomeação oficial pela Presidência da República.
Professora do IFB desde 2015, Patrícia Barcelos participou da instalação do IFB Campus Recanto das Emas, especializado em cursos técnicos voltados ao cinema e ao audiovisual. Na instituição, participou de iniciativas como o Festival Recanto do Cinema e o documentário Liberdade Roubada.
Segundo o Currículo Lattes da docente, em 2020 ela conquistou o prêmio de melhor série no Concurso Novos Roteiros Originais, promovido pela Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI).
Importância para o campus
O diretor-geral do IFB Campus Recanto das Emas, Germano Teixeira Cruz, afirmou ter recebido a notícia da nomeação com “grande satisfação”.
“Conhecemos a trajetória e competência da professora, e acredito que ela desempenhará muito bem essa função. Ela tem um olhar especial para a educação profissional, por isso acho que as ações como gestora da agência criarão muitas oportunidades para que o audiovisual e a educação avancem muito no nosso País. Para o IFB, é uma demonstração da qualificação do nosso quadro de pessoal”, disse.
Germano destacou ainda que a nova função pode ampliar a rede de contatos e a compreensão do cenário audiovisual nacional por parte da professora:
“Penso que esta função ampliará muito os horizontes de atuação da professora Patrícia, ampliando a sua rede de contatos e de compreensão do cenário audiovisual nacional. Quando retornar às atividades no campus, com certeza isso trará novas oportunidades, de formação, parcerias e projetos. [...] acho que é uma oportunidade para a Rede Federal como um todo. Até mesmo quando atuou no MEC [Ministério da Educação], a professora sempre olhou para o audiovisual que é produzido nos vários campi dos institutos que atuam com essa temática”.
O que é a Ancine?
A Ancine é a agência reguladora responsável pelo fomento, regulação e fiscalização do setor audiovisual brasileiro. Criada em 2001, atua em toda a cadeia produtiva – do cinema às plataformas digitais – com a missão de fortalecer a produção nacional, estimular o investimento privado e garantir maior circulação de obras brasileiras.
Durante sua sabatina no Senado, Patrícia Barcelos defendeu a regulação das plataformas de streaming e o fortalecimento do audiovisual independente, ressaltando a diversidade cultural e regional como prioridades estratégicas.
Com informações da Agência Senado.
Redes Sociais