Festival Curicaca no IFB Campus Recanto das Emas abordará inovações para o audiovisual

Nos dias 1º e 2 de setembro, o Festival Curicaca chega ao Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Recanto das Emas para mais uma etapa de troca de experiências. Com o tema Futuros possíveis e outros modos de fazer, o evento propõe reflexões sobre a constante reinvenção do setor audiovisual diante das inovações e transformações que movimentam essa indústria multifacetada.
Para Ricardo Capelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), realizadora do evento, “o Festival Curicaca é um espaço para estudantes, empreendedores e a comunidade pensarem juntos soluções para integrar indústria e inovação, fortalecendo a economia regional”.
Veruska Machado, reitora do IFB, reafirma a oportunidade de impulsionar a indústria criativa local e capacitar os estudantes. “O audiovisual em nosso tempo está em tudo e pode contribuir com a inovação da própria área e de outras, ressalta."
Voltado a profissionais e estudantes do setor, o evento terá dois painéis destacando a participação periférica no audiovisual. Um deles, Centralidades periféricas no audiovisual, abordará a descentralização de recursos audiovisuais e a promoção da diversidade de territórios. O outro, intitulado A técnica e a coletividade no audiovisual da periferia, destacará a força do coletivo para produções democráticas, descentralizadas e acessíveis.
Além disso, haverá uma oficina de Elétrica para o audiovisual em que um especialista de uma empresa de locação de equipamentos capacitará o grupo para o uso de equipamentos de última geração. Os temas de todas as atividades formativas convergem com a vocação da cidade, marcada por intensa produção cultural e artística, especialmente nas áreas de audiovisual, música (rap, hip-hop) e design.
Com entrada gratuita, o Festival Curicaca no Campus Recanto das Emas é aberto à comunidade e promete dois dias de programação intensa, estimulando conexões entre conhecimento acadêmico, mercado de trabalho e potencial transformador da região.
O Festival Curicaca
O evento no IFB Campus Recanto das Emas integra as atividades do Festival Internacional Curicaca, que será um grande ponto de encontro para inovação, sustentabilidade e futuro, conectando iniciativas públicas e privadas em um ambiente que une palestras inspiradoras, experiências imersivas e apresentações culturais. Inspirado em referências globais como o South by Southwest (SXSW), o evento traz uma identidade genuinamente brasileira, com foco em soluções locais e de impacto real.
Promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Festival acontecerá de 7 a 11 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Serão 10 trilhas de conhecimento, palestrantes internacionais, gastronomia, shows, muita tecnologia e uma programação diversa que conecta cultura, negócios e futuro.
Serviço:
Festival Curicaca no IFB Campus Recanto das Emas
Data: 1º e 2 de setembro
Endereço: Chácara 22 - Avenida Monjolo, Núcleo Rural Monjolo, atrás da Quadra 300
Inscrições gratuitas no site curicaca.abdi.com.br
PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA-FEIRA (1º/9)
-
19H30 às 20H30 | Painel
Tema: A técnica e a coletividade no audiovisual da periferia
Vamos debater sobre a força do coletivo para uma produção audiovisual democrática, descentralizada, acessível e em diálogo com a comunidade.
Painelistas:
Cled Pereira - Diretor de fotografia
Douglas Queiroz - Diretor de arte
Alice Lira - Produtora da Cinese Audiovisual
Mediador:
Camilla Shinoda - Professora do IFB Recanto das Emas
TERÇA-FEIRA (2/9)
-
15h00 às 18h00 | Oficina
Tema: Oficina de elétrica para o audiovisual
Com os rápidos avanços na tecnologia audiovisual, o acesso a equipamentos de ponta se torna um desafio, especialmente para profissionais e estudantes de comunidades periféricas. Para enfrentar essa barreira, o proprietário da Aicon, empresa de locação de equipamentos, ministrará a oficina sobre o uso de equipamentos de última geração, preparando os participantes para o mercado de trabalho através da tecnologia de locação.
Facilitador:
Messias Filho, Aicon Ações Cinematográficas
-
19h00 às 20h30 | Painel
Tema: Centralidades periféricas no audiovisual
Vamos debater sobre a descentralização de recursos audiovisuais e a promoção da diversidade de territórios de onde os filmes são oriundos, a invenção e o fortalecimento de modos de fazer.
Painelistas:
Adirley Queiros - Cineasta
Juliana Antunes - Diretora e roteirista
Mediadora:
Marcela Borela - Cineasta e pesquisadora
Redes Sociais