Página inicial > Recanto das Emas > Estudantes do IFB visitam Biblioteca Braille de Taguatinga

Estudantes do IFB visitam Biblioteca Braille de Taguatinga

Criado: Segunda, 08 de Abril de 2013, 18h30 | Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2013, 18h30 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2786

Os estudantes do Curso de Extensão de Braille do Campus Taguatinga Centro do IFB visitaram nesta segunda-feira, 8 de abril, a Biblioteca Braille de Taguatinga. A visita ocorreu como uma atividade do Dia Nacional do Braille, comemorado hoje.

A Biblioteca oferece ensino de Braille a estudantes cegos e produz também material de estudo para alunos deficientes visuais que estejam no ensino regular. O estudante recebe as apostilas ou o material de estudo em sua escola, envia para a Biblioteca, e voluntários e funcionários leem e gravam esses textos em áudio que são devolvidos para o aluno cego.

Leonilde Fontes, coordenadora do espaço, explica que muito do trabalho feito lá ocorre quase que de maneira virtual, visto que nem os ledores (pessoas que leem em voz alta para os deficientes visuais), nem os cegos comparecem presencialmente à Biblioteca. Eles mantêm um sistema de coleta, entrega e distribuição dos áudios.

A coordenadora lembra que os prazos para os estudantes geralmente é rígido. O aluno recebe os textos do professor e os funcionários e voluntários precisam providenciar a leitura em tempo hábil para os estudos, trabalhos e provas.

Voluntários

O sistema de voluntariado é um dos mais importantes pilares da Biblioteca. Eles, os voluntários, trabalham como ledores, seja gravando áudio ou, presencialmente, auxiliando no dia a dia do espaço. Leonilde conta que os ledores se fazem necessários, pois muitos cegos não têm sensibilidade nos dedos, o que os impede de ler Braille. A mesma doença que pode causar a perda da visão causa também o fim da sensibilidade nos dedos, o diabetes. Além disso muitos textos não estão disponíveis em audiolivros.

Além de ser um espaço de aprendizagem, a Biblioteca Braille de Taguatinga funciona também como uma espécie de centro de convivência, visto que os frequentadores têm outras atividades, além do estudo, como dançoterapia e capoterapia. Esta última não está sendo ofertada no momento.

O espaço é mantido com o apoio de três entidades públicas do Governo do Distrito Federal (GDF): Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Administração Regional de Taguatinga.

Aulas individuais

Não há oferta de aulas de Braille para não cegos. A Biblioteca costuma encaminhar os interessados ao Campus Taguatinga Centro do IFB. As aulas para cegos ocorrem individualmente e são dadas tanto por servidores do GDF que trabalham na biblioteca como por voluntários.

Os interessados em ser voluntários na Biblioteca Braille de Taguatinga podem entrar em contato pelos telefones: (61) 3901-3549, (61) 8623-3168, 8346-1608. Está disponivel também um blog, o amigosdobraille. (Clique aqui e acesse o site)