Página inicial > Recanto das Emas > Coordenação de Ensino Técnico debate Proeja em Taguatinga Centro

Coordenação de Ensino Técnico debate Proeja em Taguatinga Centro

Criado: Quarta, 10 de Abril de 2013, 21h15 | Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2013, 21h15 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2123

O professor Luiz Cláudio de Carvalho, coordenador do Ensino Técnico do IFB, ministrou, nesta quarta-feira, 10 de abril, um curso de formação docente na área do Proeja (Programa de Educação Profissional de Jovens e Adultos) no Campus Taguatinga Centro. Na conversa com professores e técnicos da unidade, foram discutidas as dificuldades/desafios a serem enfrentados na implantação dessa modalidade de ensino no Instituto.

O  que é o Proeja
Luiz Cláudio explicou o processo histórico de construção da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil, desde a década de 1980. Segundo ele, assim que implantada, essa modalidade enfrentou dificuldades por haver uma distância entre o que se oferecia nas escolas e a realidade dos estudantes que já eram trabalhadores. Ocorria um desinteresse do alunado pelos conteúdos ensinados.

Essa dificuldade levou o governo brasileiro a reconfigurar a Educação de Jovens e Adultos, criando também o modelo que integra cursos técnicos à educação regular; assim os estudantes que já estavam no mundo do trabalho conseguiriam aplicar melhor, na sua realidade, os conhecimentos adquiridos na escola.

Essa modalidade, explica o professor, pode ser ofertada no IFB, tanto de forma integrada como também concomitante. No sistema integrado, o aluno faz as disciplinas do ensino regular e do técnico no Instituto; já no concomitante, as matérias do ensino regular são cursadas em escolas do Governo do Distrito Federal (GDF) e as técnicas realizam-se no IFB.

Documentos que regulam a questão
O Proeja é regulado pelo Decreto nº 5.840 de 2006. Nessa normativa se estabelece que 10% das vagas de cada Instituto devem ser disponibilizadas para atender ao programa. No IFB, essa regulação complementa-se com a Resolução 14/2012 do Conselho Superior, que aumenta, em relação ao decreto, o percentual de vagas para Proeja, determinando que 30% das vagas do Ensino Técnico, na Instituição, sejam reservadas para a Educação Profissional de Jovens e Adultos. Há, ainda, a Resolução 36/2012, também do Conselho Superior, que cria o Regulamento do Proeja dentro deste Instituto.

Desafios na implantação do Programa
O professor Luiz Cláudio disse, no encontro, que um dos desafios enfrentados na implantação do Proeja é a dificuldade que os estudantes desses cursos têm com o ensino básico. Muitos deles estão fora da escola há muito tempo e, em muitos casos, podem necessitar ser alfabetizados outra vez.

Outro ponto que desafia a Instituição nesse trabalho é a questão da carga horária. O Ensino Médio regular é composto por 2.400 horas; no caso do Proeja é preciso compactar o conteúdo dessas 2.400 horas em 1.200, visto ser necessário juntar aos conteúdos do ensino regular as disciplinas do ensino técnico.

Todos os campi do IFB devem receber a visita do professor Luiz Cláudio para discutir a questão da Educação Profissional de Jovens e Adultos.