Página inicial > Recanto das Emas > Pós-Graduação em Gestão Pública vai publicar resultados de pesquisas

Pós-Graduação em Gestão Pública vai publicar resultados de pesquisas

Criado: Terça, 16 de Abril de 2013, 14h49 | Publicado: Terça, 16 de Abril de 2013, 14h49 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3796

O Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública do Campus Taguatinga Centro vai produzir, até o final deste ano, sua primeira coletânea de artigos científicos, a informação foi dada pelo diretor de Ensino desa unidade do IFB, Carlos Augusto Balla. A publicação, composta por 23 textos, é resultado das pesquisas de conclusão de curso dessa especialização. Todo o material está sendo preparado pelos estudantes.

Professor Wilson Conciani participou da primeira aula da pós-graduação em Gestão Pública em março de 2012.O grupo de alunos-pesquisadores conta com servidores da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), servidores do IFB e estudantes que atuam em várias outras áreas, tanto no DF quanto nas cidades da Região do Entorno. Para Fábio Ribeiro Santiago, aluno da pós-graduação, essa composição da turma, com muitos gestores públicos, é uma das características que dá ao curso mais qualidade.

“É uma oportunidade estudar com colegas que são gestores e que trabalham no setor público, nas áreas de educação, saúde, ministério público, enfim, que estão na prática”, diz Fábio, que atualmente trabalha com educação a distância, como professor, e planeja atuar no setor público como gestor.  Ele deve contribuir para a construção da coletânea de artigos publicando material sobre a gestão da Universidade de Brasília (Unb) e as mudanças de Estatuto pelas quais já passou a Instituição em seus 50 anos de história.

A publicação do material teórico produzida pela turma está diretamente vinculada à atuação dos pesquisadores como gestores públicos. A parceria entre o IFB e a Agefiz é um dos fatores que permitem ao grupo a ligação entre a teoria e a prática na gestão pública. O aluno Jansler Pinheiro de Aragão é um dos servidores da Agefiz que vai produzir material para a coletânea. Ele atua na Superintendência de Planejamento, Normas e Procedimentos (Suplan) daquela agência e diz que o curso de Pós-Graduação em Gestão Pública do IFB veio em um bom momento para a Agência fiscalizadora do DF.

“A Agefis tenta implantar modelos de gestão mais modernos, mais eficazes; então o curso do IFB  veio no momento em que nós estávamos sofisticando nosso planejamento estratégico, revendo nossos objetivos e nossas metas. Estamos tentando implantar gestão por resultado, aumento de governança e outros meios pertinentes à gestão pública. Então, de certa forma, houve uma harmonia: o curso veio no tempo certo, houve uma correspondência entre as práticas que estamos tentando implantar na Agefis e o que a gente está aprendendo no curso”, afirma Jansler.

Além do Plano Piloto
A grande concentração de servidores públicos no Plano Piloto pode levar à ideia de que a demanda por cursos na área de Gestão Pública concentra-se também na região central de Brasília, porém os dados levantados a respeito dos interessados mostram outra realidade: mais 85% dos interessados no curso do IFB moram fora do Plano Piloto.

O anúncio do Governo do Distrito Federal (GDF) – o de transferir para a Cidade de Taguatinga grande parte da administração pública distrital – pode vir a elevar a demanda por gestores nessa cidade. De acordo com informações do jornal Correio Braziliense, cerca de 15 mil servidores públicos devem trabalhar no novo centro administrativo que está em construção na cidade que hoje abriga o Campus Taguatinga Centro. O deslocamento entre a unidade do IFB, que atualmente oferece esse curso, e a nova sede administrativa do GDF poderá ser feito pelo metrô, em menos de cinco minutos.