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Ações de Extensão em 2012

Criado: Segunda, 29 de Abril de 2013, 13h35 | Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2013, 13h35 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3082

Tertúlia Literária Dialógica

Em 2012, foi desenvolvido no Campus Taguatinga Centro, o Projeto de Extensão Tertúlia Literária Dialógica, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Jane Christina Pereira e com apoio da servidora Técnica Administrativa em Educação, Ana Paula Santiago Seixas.

 

O que é o projeto?


Professora Jane Christina Pereira e estudantes do Projeto Tertúlia Literária DialógicaA Tertúlia Literária Dialógica é uma atividade cultural e educativa materializada por meio de encontros entre diferentes pessoas para uma leitura de obras da literatura clássica e o diálogo sobre o lido em inter-relação com o vivido. A proposta aqui sistematizada aponta a tertúlia como uma atividade de extensão, realizada por docente, técnicos e estudantes do IFB dos Campi Taguatinga Centro e Taguatinga com a população de uma comunidade periférica da cidade, chamada Estrutural; a extensão foi articulada à pesquisa e ao ensino, nas discipplinas de Língua Portuguesa no que concerne à comunicação e expressão. O objetivo da Tertúlia é elevar e qualificar as fontes de aprendizagem de jovens e adultos, fomentando o entrelaçamento entre literatura e vida, por meio dos seguintes princípios: diálogo igualitário, solidariedade, dimensão instrumental, criação de sentido, transformação, igualdade de diferenças. A perspectiva é romper com os muros anti-dialógicos sociais, pessoais e culturais que restringem o acesso e o desfrute da literatura às elites, negando este direito de cidadania à maioria desprivilegiada da população, a qual, no caso do presente projeto, se faz representada pela população de estudantes do IFB e pela comunidade da Estrutural. Trata-se, por excelência, de uma atividade de educação de jovens não escolarizados cujo desenvolvimento deve proporcionar a todos os envolvidos aprendizagens instrumentais, melhora na expressão verbal, na capacidade argumentativa, ampliação cultural e pensamento crítico, bem como respeito a diversidade cultural. Tais posturas são entendidas como elementos que necessariamente contribuem para a formação profissional pretendida pelo IFB, ao mesmo tempo em que revelam o pontencial humanizador da extensão junto à comunidade da Estrutural, quando articulado à pesquisa e extensão.

 

Resultados

Formação de 5 estudantes do IFB, Campus Taguatinga Centro e Campus Taguatinga, provenientes dos cursos técnicos em Comércio e Manutenção e Suporte em Informática, no tema Tertúlia Literária Dialógica, e a incorporação de práticas dialógicas a suas vidas, bem como para a pesquisa;

  • Formação e atividade de tertúlia com dois grupos de mulheres participantes do Programa Mulheres Mil, da comunidade Estrutural, garantindo atendimento a 50 pessoas;
  • Criação do stand "Literatura e Reciclagem" (exposição das capas de material reciclado e livros produzidos pelas estudantes participantes do projeto no Campi Taguatinga Centro e Brasília);
  • Apresentação e discussão do projeto na I Semana de Ciência, Arte e Cultura do Campus Taguatinga Centro. Apresentação de banner na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia;
  • Consolidação do grupo de pesquisa "Leitura, artes e diversidade cultural: educação democrática", por meio de reuniões mensais registrado no CNPq;
  • Apresentação de trabalho intitulado "Tertúlia Literária Dialógica: direitos humanos e literatura" e publicação de resumo deste trabalho em Caderno de Resumos do XI Seminário de Estudos Literários realizado pela UNESP/ASSIS.
  • Sete relatórios específicos (realizados pelos participantes), acompanhados pela coordenadora do projeto.
  • Realização de reuniões operacionais semanais do projeto.

 

 

 

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