Pesquisa em 2013
PIBIC - EM
- Empreendedorismo no IFB – Campus Taguatinga Centro (DF)
Orientador - Prof. M.E. Eduardo Dias Leite
Resumo: A Educação no Brasil enfrenta um problema de natureza cultural: nossos pais e professores educam para que se busque um bom e estável emprego em uma grande empresa, seja ela pública ou privada. Os estudos levam o aluno, no máximo, a almejar um cargo de alto executivo nessas empresas, portanto, se faz necessária uma educação voltada para o empreendedorismo, para que seja despertado esse interesse em sua atuação profissional, como empreendedor individual ou trabalhando em uma empresa, seja ela pública ou privada.
Palavras-chave: educação, empreendedorismo, estudantes.
- Divulgação do IFB no Distrito Federal – A busca dos meios mais eficientes
Orientador: Jorn. Esp. Wákila Nieble Rodrigues de Mesquita.
Resumo: Este trabalho busca levantar os dados sobre a divulgação do IFB no Distrito Federal. Devem ser verificados quais os meios de comunicação mais utilizados por estudantes que se inscreveram nos processos seletivos desta Instituição e por quais meios de comunicação eles tiveram conhecimento dos respectivos processos seletivos. A metodologia desta pesquisa está baseada no “levantamento” e na “análise documental”, sendo que serão analisados os questionários socioeconômicos que estes estudantes preenchem ao inscreverem-se para concorrer a uma vaga no Instituto Federal de Brasília (IFB). Esses dados devem ser levantados e analisados, observando-se os princípios da Comunicação Pública. A pesquisa é realizada por um estudante do Curso Técnico em Comércio do IFB e pelo jornalista do Campus Taguatinga Centro.
Palavras-chave: IFB, Comunicação Pública, divulgação, educação.
- Sustentabilidade econômica e ambiental e participação social em assentamentos rurais – um estudo de caso no Distrito Federal e entorno
Orientador: Prof. Esp. Luciano Pereira da Silva
Resumo: As configurações econômicas mundiais para o século XXI requer a construção de políticas de desenvolvimento, calcadas na construção de práticas das ações públicas, que possam promover o desenvolvimento com mais equidade social e eficiência econômica. As ações predatórias do sistema capitalista de produção têm provocado desequilíbrios acentuados no meio rural brasileiro. No “novo” rural brasileiro tem predominado relações de produção sob domínio das ações capitalistas. Nesse novo cenário, procura-se buscar na literatura a compreensão necessária ao entendimento de como construir o espaço destinado ao agricultor familiar brasileiro, à luz do capitalismo contemporâneo. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a sustentabilidade econômica da agricultura familiar em assentamentos rurais do DF e seu entorno. Metodologicamente, utiliza-se uma revisão de literatura convergente à proposta de desenvolvimento sustentável e participação social em assentamentos rurais, em seguida serão utilizados dados primários para mensuração de um índice estatístico.
- Educação jurídica popular para a concretização dos direitos sociais
Orientador: Priscila Ramos de Moraes Rego
Resumo: A educação jurídica em direitos humanos está amplamente positivada em nosso ordenamento jurídico, porém, há uma deficiência nessa formação para o exercício da cidadania. Os alunos que atualmente concluem os ensino formal (fundamental e médio) desconhecem os instrumentos jurídicos de que podem fazer uso para a efetivação desses direitos sociais. Em contraposição, surgem novas leis que atribuem autonomia ao cidadão para atuarem em causa própria (como o caso dos Juizados Especiais Cíveis). Assim, existe a necessidade de se resgatar a inclusão do ensino de direitos humanos (direitos sociais) no ambiente escolar, o que afetará positivamente toda a comunidade e promoverá a realização dos fins estatais. A presente pesquisa busca por meio da formação de grupos de estudos em “Direitos e Deveres do Cidadão” demonstrar a necessidade de uma educação jurídica popular para o exercício da cidadania.
Redes Sociais