Primeira turma do Pronatec faz sua formatura em Taguatinga Centro
Ocorreu nessa sexta-feira, 3 de maio, no Teatro da Praça, a Formatura da primeira turma de estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) do IFB. Com a presença da reitora substituta, Rosane Cavalcante de Souza, da coordenadora do Pronatec no Instituto Federal de Brasília, Priscila de Fátima Silva, dos pró-reitores de Extensão, Giano Copetti, e de Administração, Valdelúcio Pereira Ribeiro, do diretor-geral do Campus Taguatinga Centro, Eduardo Dias Leite, e da coordenadora adjunta do Pronatec no Campus Taguatinga Centro, Melina Ribeiro Salgado, 101 estudantes, qualificados em 2012, receberam seus certificados.
A reitora substituta, Rosane Cavalcante de Souza, afirmou aos estudantes que o Brasil “está mudando pela educação”. Ela, que atua há mais de 20 anos no sistema de Educação brasileiro, relembrou de momentos da história da Rede Federal de Educação Ciência e Tecnologia em que não havia estrutura mínima para se ministrarem as aulas.
Rosane também citou aos estudantes o fato de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter conseguido seu acesso à educação por meio de uma qualificação técnica. Ela ressaltou que a função do IFB vai além da oferta de educação profissional. “O Instituto tem a obrigação de incluir”, finalizou a reitora substituta.
Turmas que concluíram seus cursos
Os 101 formandos concluíram os seguintes cursos, que tiveram a duração de quatro meses e carga horária de 205 horas cada:
- Agente de Informações Turísticas;
- Agente de Viagens;
- Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos – Básico;
- Inglês Aplicado a Serviços Turísticos – Básico;
- Organizador de Eventos;
- Recepcionista;
- Recepcionista de Eventos;
- Recepcionista em Meios de Hospedagem.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Objetivos do Programa
- Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
- Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
- Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
- Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
- Melhorar a qualidade do ensino médio.
Redes Sociais