Mulheres Mil comemora o dia das Mães na Cidade Estrutural
O Campus Taguatinga Centro, com sua Direção de Ensino, Direção Geral, parte dos docentes e as estudantes do Programa Mulheres Mil, deslocou-se, nesta quarta-feira, 8 de maio, até o Centro de Referência e Assistência Social (Creas) da Cidade Estrutural. No auditório do Creas, cerca de 70 mães e crianças, alunas do Instituto Federal de Brasília participaram das atividades do dia das mães, que será comemorado oficialmente neste domingo, 12 de maio.
Acostumadas com as disciplinas ligadas à área de gestão, comércio e vendas, as alunas estiveram em uma aula incomum onde houve terapia do abraço, dança do ventre, poesia, música que transformou docente de gestão em cantora, apresentação das crianças da Brinquedoteca e até música do Roberto Carlos.
A festa de dia das mães foi preparada como surpresa pela equipe do Programa Mulheres Mil e da Brinquedoteca do Campus Taguatinga Centro, entretanto, os servidores do IFB também foram surpreendidos pelas estudantes que haviam preparado uma homenagem à professora Jane Christina Pereira. A mudança de local da aula não impediu que as alunas mantivessem o que haviam preparado para a docente de literatura, a quem agradeceram pela dedicação ao ensino.
O arquivo de fotos da Brinquedoteca ilustrou um vídeo das crianças atendidas pelo Campus. Os meninos e meninas realizaram um sorteio com presentes para as mães. As contas matemáticas, a alfabetização e as leituras deram lugar a atividades lúdicas que fizeram as “Mães Mil” levantarem das cadeiras, dançarem e se emocionar com os filhos.
Ensino Integral
A atividade realizada nesta quarta-feira, na Cidade Estrutural, faz parte do modelo de aprendizagem utilizado no Programa Mulheres Mil que busca não apenas garantir o conhecimento técnico mas inclui o que poderia ser chamado de “formação integral”. Com essa meta de formar cidadãs, o Programa Mulheres Mil do Campus Taguatinga Centro oferta, além do Ensino Técnico, atividades
como leitura e discussão de textos clássicos da literatura, direito, saúde da mulher, apoio à permanência das estudantes mães garantindo acolhimento às crianças – não há no Distrito Federal creches gratuitas suficientes para as alunas que tem filhos, além de bolsa auxílio.
Programa que exige dedicação do Campus
O deslocamento de grande parte dos servidores da unidade do IFB de uma cidade para outra foi um dos exemplos das exigências desse Programa e implicou o empenho de toda a equipe de Taguatinga Centro, que não conta com trabalhadores específicos para o Mulheres Mil. As ações desenvolvidas com essas estudantes provoca movimentos não previstos no sistema burocrático do Campus e exige a mobilização de todos os setores da unidade de ensino.
Para evitar a evasão das matriculadas, que são também trabalhadoras e, na maioria, mães que não tiveram acesso à educação formal na idade escolar, desenvolve-se, dentro do Programa, atividades de extensão e pesquisa, além do ensino.
Parcerias
A manutenção do Programa conta com apoio de parceiros que vai da Universidade de Brasília (UNB), que contribui com a entrada do IFB no Lixão da Estrutural, a fábrica de pães locais de Taguatinga que apoiam a ação com a doação de lanches. A Reitoria do IFB, a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Administração Regional da Cidade Estrutural, o Governo do Distrito Federal e o Campus Estrutural também são, constantemente, acionados para apoiar o Programa Mulheres Mil do Campus Taguatinga Centro. Essa mobilização tem garantido resultados positivos, das 100 mulheres que ingressaram no Programa em 2012, 78 (setenta e oito) concluíram o curso. A evasão é uma das menores do IFB, e ao se levar em consideração que as alunas são trabalhadoras, tem filhos, cuidam de suas casas e muitas são chefes de suas famílias, o número pode apresentar-se, ainda, mais expressivo.
Confira as fotos desse evento no Facebook do IFB.
Redes Sociais