Página inicial > Recanto das Emas > Com representantes do GDF e do Governo Federal, VII Enedim tem início no Taguaparque

Criado: Quarta, 15 de Mai de 2013, 11h17 | Publicado: Quarta, 15 de Mai de 2013, 11h17 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2134

O reitor do IFB, Wilson Conciani, abriu, nessa terça-feira, 14 de maio, o VII Encontro Nacional de Estudos Dirigidos para Mulheres (Enedim) que vai até esta quarta-feira, 15, no Centro Cultural Taguaparque, em Taguatinga.

Falas durante a abertura do VII Enedim.Além dele, participaram da cerimônia de inicio do evento, a secretária de Estado da Mulher do Governo do Distrito Federal (GDF), Olgamir Amância Ferreira; a representante da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM), Rosângela Rigo; e a diretora de Políticas para Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Karla Hora.

Conciani afirmou que o IFB tem desenvolvido ações que buscam incluir as mulheres no mundo do trabalho. Ele citou o Programa Mulheres Mil que atende, atualmente, mais de 400 alunas no Instituto Federal de Brasília. O reitor disse, ainda, que se contadas todas as ações da Instituição que envolvem mulheres em situação de vulnerabilidade social, são atendidas mais de 800 estudantes.

Ele agradeceu ao diretor do Campus Taguatinga Centro, Eduardo Dias Leite, e também a ex-diretora, Bibiani Borges Dias, pela organização do encontro. Já nesse primeiro dia, foi anunciado onde será o VIII Enedim, em 2014, a cidade escolhida é Florianópolis, sob organização do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

MDA e SPM
Karla Hora, representante do MDA, ministério responsável pela Reforma Agrária no País, disse que são poucos os espaços paraApresentação de poesia no primeiro dia do Enedim discutir direitos das mulheres no Brasil e menores ainda os dedicados às trabalhadoras do campo. Ela elogiou o Endim e disse acreditar que o Encontro vai refletir a situação em que vivem as mulheres.

Rosângela Rigo, da SPM, que representou a ministra Eleonora Menicucci, lembrou que a secretária que desenvolve políticas para mulheres está completando 10 anos em 2013 e defendeu a construção de uma educação livre do sexismo, racismo, homofobia, machismo e lesbofobia. Ela relatou, ainda, que a SPM tem financiado, por meio de editais públicos, pesquisas sobre as mulheres brasileiras.

GDF
Já a secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amância Ferreira, citou o fato de que mais de 52% da população do DF é composta por mulheres e que, quando sua secretaria faz políticas para esse público, se está pensando em ações que envolvem diretamente mais da metade da população.

O GDF participa da organização do VII Enedim, e esteve presente na Comissão Organizadora do Encontro desde o primeiro momento das discussões, compondo as equipes de trabalho por meio da Secretaria dirigida por Olgamir Amância Ferreira.