Página inicial > Recanto das Emas > Estudantes de Letras participam de palestra sobre cultura espanhola na UNB

Estudantes de Letras participam de palestra sobre cultura espanhola na UNB

Criado: Quinta, 13 de Junho de 2013, 17h03 | Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2013, 17h03 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2060

Os estudantes do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, do Campus Taguatinga Centro, assistiram nessa quarta-feira, 12 de junho, a palestra “Cultura Espanhola através das artes plásticas”, com o assessor da Conselheria da Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, José Suaréz-Inclán. A palestra faz parte de uma série intitulada “Cultura Española: un paseo por el arte y la literatura”, realizado na Universidade de Brasília (UNB).

Estudantes da Licenciatura em Letras Espanhol, professora Aline Fernandes (de vermelho) e o palestrante José Suaréz-Inclán (de camisa azul)De acordo com a professora Aline Fernandes da Silva, que organizou a participação dos estudantes,  o estudo de um idioma não pode ser desvinculado da cultura, eles mantém uma relação de interdependência.

A docente, que ministra a disciplina de Introdução à Língua Espanhola, na Licenciatura, afirma que conhecer a cultura da língua-alvo e a de sua própria língua possibilita a construção de indivíduos críticos capazes de refletir sobre sua formação, bem como sobre sua futura prática em sala de aula.

“A valorização da cultura da língua materna e o respeito à cultura da língua-alvo devem sempre caminhar juntas”, conclui Aline.

O objetivo principal da atividade, segundo a professora, é sair dos limites da sala de aula, inserir os alunos nos diferentes aspectos da língua espanhola e possibilitar que eles se sintam participantes e integrantes deste universo.

Língua e Cultura: 30 mil anos de história

José Suaréz-Inclán fez toda sua palestra falando em espanhol e apresentou aos estudantes a história da cultura e muitas questões da história do idioma de Cervantes. A viagem pelo castelhano começou com explicações da construção da civilização espanhola há mais de 30 mil anos.

O latim, o grego e o árabe, explicou o palestrante, são as raízes principais do espanhol. Para entender como a língua se construiu é necessário conhecer as origens do povo que a fala. A civilização, a organização social, disse ele, necessita de uma definição territorial, uma cultura (religião) e uma língua comum.

Impressão dos Estudantes
A estudante do primeiro período de Letras Karen Pereira afirmou que, como estudante de espanhol, há vários aspectos do curso que devem ser buscados tanto na língua quanto na cultura espanhola.

“Eu acho que a palestra enriqueceu bastante nosso conhecimento porque ele falou da questão das artes,  como foi a origem da sociedade espanhola, a influência de outras culturas e eu achei que enriqueceu bastante o conhecimento que nós já estávamos tendo nas aulas de sociologia onde já vemos a questão da cultura”, disse a aluna.