Página inicial > Recanto das Emas > Frida Kahlo: cultura hispânica para graduandos da Licenciatura em Letras Espanhol

Criado: Segunda, 02 de Setembro de 2013, 15h32 | Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2013, 15h32 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2967

Frida kahlo pode ser considerada um símbolo do México, da autonomia feminina, da sensibilidade e da visibilidade das dores e sentimentos da mulher. A artista mexicana é uma das figuras mais importantes da América Hispânica, e esta característica – o hispanismo – transformou Frida em um objeto de estudo para os estudantes do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol do Campus Taguatinga Centro. Um objeto de estudo que, por suas cores, imagens e sensações fortes, talvez nem possa ser tratada como objeto, mesmo quando observada por estudantes.

Estudantes da Licenciatura em Letras - Espanhol, em fotografia com a palestrante Begoña Saéz.

A inserção dos estudantes do IFB no mundo de Frida Kahlo ocorreu na última quinta-feira, 29 de agosto, em um seminário realizado na Universidade de Brasília (UNB). Para a aluna Amanda  Almeida, a palestra sobre Frida foi muito importante, pois a história de vida da artista é interessante.

“É uma grande mulher; eu já havia visto alguns vídeos sobre ela, por isso o interesse em assistir ao seminário. A história dela é de uma mulher batalhadora como de muitas outras e, nesse caso, que tentou superar a vida [as dores] com a arte”, diz a estudante.

A professora Aline Fernandes, que acompanhou a turma à UNB, explica que a atividade não é parte de uma disciplina específica, mas compõe uma carga horária extraclasse de 200 horas que os graduandos precisam cumprir até o final do curso. "O tema das nossas atividades complementares é cultura hispânica e eu já pretendia falar sobre pintura com essa turma; então, quando eu vi esse seminário, eu resolvi trazê-los aqui", disse a professora.Begoña Saéz falou por cerca de 4 horas sobre a vida e obra de Frida Kahlo e manteve o público atento.

A palestra realizada na Universidade de Brasília (UNB) foi organizada pelo Núcleo de Recursos y Estúdios Hispânicos da Embaixada da Espanha. O seminário, intitulado "Frida Kahlo, La artista frente ao mito",  dividiu-se em duas partes: a primeira pela manhã e a segunda à tarde; os estudantes do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol participaram do encontro vespertino.

A palestrante Begoña Sáez Martinez é assessora de la Consejeria de Educación da Embaixada espanhola no Brasil e falou por quatro horas sobre Frida Kahlo, sua vida, arte e atuação política.