Página inicial > Recanto das Emas > Semana da Criança tem atividades de conscientização para filhos e filhas de estudantes

Criado: Quinta, 17 de Outubro de 2013, 15h15 | Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2013, 15h15 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2370

Mais que desejar feliz dia das crianças à sua comunidade, o Campus Taguatinga Centro realizou nessa quarta-feira, 16, e nesta quinta-feira, 17, uma série de atividades de ação e conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente.

Cartilhas sobre o ECA foram lidas e distribuídas para as crianças.De acordo com a Técnica em Assuntos Educacionais (TAE), Ana Paula Santiago Seixas, atual responsável pelo Projeto Brinquedoteca nesta unidade do IFB, os meninos e meninas (filhos e filhas de estudantes do campus) realizaram leitura e reflexões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o tema "Bom é ser criança”; fizeram pinturas e desenhos com os temas relacionados ao dia das crianças; e tiveram uma sessão “filme com pipoca e refrigerante e entrega de lembrancinhas”.

Para organizar a ação, o IFB recebeu o apoio da Secretaria de Estado da Criança do Governo do Distrito Federal (GDF). “Nos atenderam [GDF] prontamente, enviando todo o material, não somente sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, mas também material gráfico para trabalharmos a questão da proteção à criança e ao adolescente”, conta Ana Paula.

Além das atividades com os pequenos, os servidores e as mães estudantes também receberam  material informativo sobre a proteção às crianças, contra a violação dos seus direitos como discriminação, trabalho infantil, negligência, abandono, tortura, tráfico de pessoas, violência física, violência sexual ou violência psicológica.

Mães na escola, filhos também
O projeto Brinquedoteca do IFB, em Taguatinga Centro, nasceu em 2011 diante da necessidade de atender aos filhos e filhas das estudantes do Programa Mulheres Mil. Essa brinquedoteca possui um planejamento anual baseado no seu objetivo que, segundo Ana Paula Santiago Seixas, é   "proporcionar um ambiente lúdico que possibilite, por meio do brincar, o desenvolvimento da inteligência, criatividade e sociabilidade” dos filhos e filhas das alunas.

Servidores
Participaram da ação: todos os servidores do Departamento de Ensino, o diretor de Administração e as estagiárias de pedagogia tanto do Campus quanto as da Universidade Católica de Brasília (UCB).