Página inicial > Recanto das Emas > Campus Taguatinga Centro nasce vinculado ao Programa Mulheres Mil

Campus Taguatinga Centro nasce vinculado ao Programa Mulheres Mil

Criado: Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 16h11 | Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 11h11 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2014, 11h47 | Acessos: 3638

Campus Taguatinga Centro nasceu com a divisão do Campus Taguatinga. Criado em agosto de 2011 durante a terceira etapa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o campus iniciou suas atividades nesse período.

Para a sua localização, foi escolhida a região de comércio mais ativa do Distrito Federal, a quadra C12, atrás do prédio do Banco do Brasil, na Avenida Comercial Sul de Taguatinga, próxima à Praça do Relógio. Atualmente as instalações desse endereço estão em reforma, e o campus está em funcionamento no Pistão Sul, no Edifício Spazio Duo, mesmo prédio da Receita Federal.

A primeira diretora-geral do Campus Taguatinga Centro, Bibiani Borges Dias, conta que o campus foi criado com a atribuição de ser o Centro Nacional de Referência do Programa Mulheres Mil. Nesse contexto, foi ali que o Instituto Federal de Brasília realizou a primeira capacitação do Mulheres Mil. O IFB, por meio do Campus Taguatinga Centro, cumpriu a função de encabeçar a formação de agentes de disseminação do Programa Mulheres Mil.

Bibiani destaca o Projeto Brinquedoteca Crianças Mil como contribuição importante do campus para o Programa Mulheres Mil no IFB. A experiência foi criada em 2011 e desde então o campus oferece um espaço com atividades lúdicas e pedagógicas, orientadas por monitoras, para os filhos das estudantes do Programa. A experiência é fundamental para garantir que as alunas mães não abandonem as salas de aula.

Além da concretização do Programa Mulheres Mil – “Estruturando Saberes”, oferecendo os cursos Empreendedorismo com Ênfase em Alfabetização, Técnicas em Secretariado, Atendimento ao Cliente, o campus também oferecia os cursos Técnico em Comércio, Pós-Graduação em Gestão Pública, cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) de Inglês e Espanhol e Profuncionário.

Em 2012 o campus começou a ofertar os cursos do Pronatec. Nesse período, o corpo funcional era composto por nove técnicos administrativos, 15 docentes, três estagiários e oito terceirizados. No primeiro semestre de 2013 teve início o primeiro curso de graduação do campus, a Licenciatura em Letras – Espanhol.

Atualmente o Campus Taguatinga Centro conta com 48 servidores entre docentes e técnicos. São 2044 alunos matriculados em diversos cursos, como FIC em amplas áreas, Técnico em Comércio, Técnico em EAD (Meio Ambiente, Logística, Administração, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos), Cursos do Programa Profuncionários, Licenciatura em Letras, Pós-Graduação e Cursos do Pronatec. A previsão é que, em 2015, o campus passe a funcionar em seu espaço definitivo, no prédio da quadra C12 Avenida Comercial Sul.