Campus Taguatinga Centro promove projeto de alfabetização de mulheres
O Campus Taguatinga Centro do Instituto Federal de Brasília (IFB) promove, neste ano de 2014, o projeto de extensão que está alfabetizando mulheres em situação de vulnerabilidade social. O projeto é uma iniciativa do Serviço Social e da equipe docente de Pedagogia do campus.
A ideia do projeto surgiu da própria demanda das mulheres advindas do Programa Mulheres Mil, com baixa escolaridade e sem condições efetivas de ingressar em cursos profissionalizantes, ofertadas na unidade.
De acordo com a assistente social do campus, Clarice Vieira, o projeto oferece formação inclusiva a mulheres de baixa renda, melhorando as condições educativas e sociais em que elas e suas famílias vivem. Por meio do curso de alfabetização, as alunas têm aulas ligadas ao seu dia-a-dia como português, matemática, saúde, meio ambiente, cidadania e direitos da mulher.
O projeto de alfabetização tem como objetivo disseminar e fortalecer o desenvolvimento social por meio de práticas inclusivas. Com um modelo simples de alfabetização inicial e inovador, baseado no sistema de parcerias com os diversos setores da sociedade, este projeto objetiva a redução dos altos índices de analfabetismo entre mulheres do Distrito Federal que, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está na ordem de 13,3 % entre mulheres de 60 anos ou mais.
Conhece alguém que quer ingressar?
Se você conhece alguém que gostaria de participar, entre em contato pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O projeto está recebendo novas inscrições até o dia 30 de abril.
Para ingressar no curso, o perfil do projeto são mulheres sem escolaridade e em situação de vulnerabilidade social. As aulas acontecem todas as segundas e quartas, das 8h30 às 11h30. A docente Valdinea Carvalho é responsável por ministrar as aulas, que ocorrem desde o dia 10 de março.
Redes Sociais