Página inicial > Recanto das Emas > ECOMM apresenta casos de sucesso no Programa Mulheres Mil

ECOMM apresenta casos de sucesso no Programa Mulheres Mil

Criado: Segunda, 19 de Mai de 2014, 19h28 | Publicado: Segunda, 19 de Mai de 2014, 19h28 | Última atualização em Segunda, 19 de Mai de 2014, 19h30 | Acessos: 1477

O Encontro Centro-Oeste Mulheres Mil, que foi encerrado na última sexta-feira, 16, no Campus Brasília, também foi um momento de falar do brincar. A pedagoga Melina Salgado, do Campus Taguatinga Centro, apresentou a experiência da brinquedoteca da unidade, que surgiu a partir da necessidade verificada após a aplicação do diagnóstico, questionário socioeconômico e a visualização da quantidade de filhos que as mulheres tinham no programa em 2012.

Para Melina, foi a partir daí que se verificou que a permanência das crianças seria constante no espaço de aprendizagem. "Tivemos na 1ª turma do programa uma sala organizada para ser brinquedoteca com jogos, brinquedos e livros resultados de uma campanha realizada por nós. Hoje já temos uma brinquedoteca como um espaço que funciona para o brincar, onde uma equipe pedagógica e estagiários da Universidade Católica de Brasília acomapanham esse trabalho", explica a pedagoga.

O encerramento do evento contou com a apresentação cultural das bailarinas da dança do ventre May Tarrub e Adira Bellydancer com a coreografia "desafio". As alunas do programa que assistiram a apresentação gostaram muito, já que, a maioria, nunca tinham visto uma apresentação de dança do ventre ao vivo.

Para a coordenadora do Pronatec Mulheres Mil do Campus Taguatinga Centro, Verônica Almeida, o evento foi importantante para o programa e para as alunas que participaram.

"Esse foi mais um momento de aprendizagem fora do espaço comum da sala de aula, uma oportunidade de vizualização do que é o programa além das nossas ações no campus, as alunas puderam conhecer um pouco das atividades que outras mulheres também realizam em outros campus".

Tertúlia

Na quinta-feira, 15, foram apresentadas - pela professora Jane Christina Pereira e as alunas Noélia, Herminia, Jeane, Gisele, Mariana e Marina - as atividades do Campus Taguatinga Centro na exposição de personagens-bonecas produzidas o projeto "Tertúlia literária Dialógica: literatura e reciclagem", no Curso de Auxiliar de Biblioteca.

A professora Jane falou do desenvolvimento do trabalho iniciado com a leitura da obra de Clarice Lipector, "Felicidade Clandestina", e finalizado com a realização da confecção de personagens-bonecas, com material reciclado e muita criatividade e identificação. A partir da leitura dos contos e diálogo sobre o lido, foram estudadas de forma mais detida as características (físicas e psicológicas) das personagens, que iriam ser configuradas nas bonecas. Para a aluna Noélia, esse trabalho foi importante, pois, por meio dele percebeu a produção literária de forma mais próxima e compreensível.

A professora Jane argumentou que seu trabalho no programa tem tido resultados positivos porque gosta do que faz. "A gente precisa estar totalmente presente no que escolheu fazer, porque assim estaremos inteiros e sem fragmentação tudo fica mais leve e produtivo", afirma.

Projeto de Alfabetização

Também foi apresentada, pelas  servidoras Clarice Vieira, Kamilla Queiroz e Valdinea Carvalho, a experiência do Projeto de Alfabetização. Para elas, o projeto representa a chance de inclusão social das mulheres em situação de vulnerabilidade, a qual tem o perfil de não saber ler e escrever.

A ideia surgiu do Programa Mulheres Mil, em que muitas mulheres passaram por um semestre de alfabetização para ingressar no curso técnico propriamente dito. Em 2014, o grupo resolveu implementar um projeto que desse continuidade à alfabetização.

"Esse projeto tem dado muito certo, porque as mulheres vão passando a informação para outras. Cada dia chegam mais mulheres. A primeira turma será finalizada em outubro, com proposta de realizar edições posteriores", finaliza Clarice Vieira, uma das idealizadoras do projeto.