Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > Intervenção pedagógica do orientador: a lição dos gansos
Início do conteúdo da página

Intervenção pedagógica do orientador: a lição dos gansos

Criado: Terça, 20 de Mai de 2014, 09h19 | Publicado: Terça, 20 de Mai de 2014, 09h19 | Última atualização em Terça, 20 de Mai de 2014, 10h08 | Acessos: 2289

 

A educação profissional de mulheres no Pronatec/Mulheres Mil abarca realidades e experiências de vida diferenciada, isso implica em um convívio nem sempre harmônico. Entra em cena, o orientador – que com um papel importante no programa – desenvolve ações junto aos alunos e docentes.

Nos dias 24 de abril e 12 de maio de 2014, a orientadora do programa no Campus Taguatinga Centro, Daniela Bonfim, realizou intervenções pedagógicas nos cursos de Auxiliar de Biblioteca e Camareira em Meios de Hospedagem, visando melhorar as interelações entre as alunas.

A atividade da orientadora propiciou momentos de leituras, debates e reflexões sobre o texto “A lição dos gansos”, juntamente com as dinâmicas, que tratavam sobre nossos defeitos, nossas qualidades, nosso convivio em coletividade, o egoísmo e o bem ao próximo.

"As alunas vem de uma realidade sofrida e algumas delas sem muito convívio coletivo, fato que interfere nas relações interpessoais", relata Daniela.

A realização desta intervenção pedagógica buscou promover momentos de reflexão do comportamento na relação com o outro, no processo educativo dos cursos, bem como a compreensão da importância do respeito ao próximo na convivência no espaço educativo.

As alunas afirmaram que a atividade foi importante, pois ajudará a melhorar a convivência delas em sala, e que se sentem bem quando percebem que as pessoas se preocupam com elas. "Este momento foi de suma importância para o bem estar do grupo e vem dando frutos, pois elas já conseguem se respeitar e estão agindo com mais coleguismo", finaliza Daniela.

Fim do conteúdo da página