Página inicial > Recanto das Emas > Palestra da Secretaria da Mulher: Três coisas que você precisa saber para ser mulher de fato e de direito”.

Criado: Sexta, 13 de Junho de 2014, 17h07 | Publicado: Sexta, 13 de Junho de 2014, 17h07 | Última atualização em Sexta, 13 de Junho de 2014, 17h14 | Acessos: 2124

Estudantes participam de palestra.No 05 de junho, foi realizada, no Campus Taguatinga Centro, uma palestra ministrada por Juliana Estrela e Cleide Carvalho, da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal. A atividade foi destinada para as alunas dos cursos de Auxiliar de Arquivo e Auxiliar de Biblioteca do Programa Mulheres Mil/Pronatec da unidade.

A palestrante Juliana Estrela iniciou discutindo sobre as “Três coisas que você precisa saber para ser mulher de fato e de direito”. A primeira, é entender o que vem a ser cultura patriarcal debatendo o conceito de homem e mulher. Em seguida, abordou as várias faces da desigualdade, trazendo informações de dados estatísticos que demonstram que homens ganham até 66% a mais que mulheres, ocupando o mesmo cargo e apresentando o mesmo grau de escolaridade. Já a terceira, é referente à questão de que aprendemos (e ensinamos) o que é ser mulher e ser homem, seguindo um padrão cultural histórico.

Juliana exemplificou que, por meio dos brinquedos e cores, os quais, desde a mais tenra idade, aprendemos a separar o que é de menino e o que é de menina. Dessa maneira, ela afirma que aceitamos o “lugar de cada um” como algo natural, em que a mulher está ligada a esfera privada (família), enquanto o homem é direcionado a tudo aquilo que se refere à esfera pública/ política/comércio.

Também foi discutida a necessidade de maior a atenção para a responsabilidade dos pais de ensinarem aos seus filhos que os meninos não têm necessariamente que brincar só de carrinho e bola, mas que, também, podem brincar com bonecas e aprender o cuidado com o sexo feminino. Ensinar a cuidar e respeitar, e não bater quando pegam em uma boneca. A palestrante enfatizou que os pais precisam trabalhar o psicológico das crianças para que não venha a participar de dados estatísticos de violência na fase adulta, o qual outrora foi enraizado esse preconceito de que tal brinquedo só pode ser utilizado por tal sexo.
Estudantes participam de palestra.
Outro ponto marcante no debate foi a apresentação da criação da Lei Maria da Penha e seus amparos legais que o Estado oferece as mulheres vítimas de violência, bem como a Lei Menino Bernardo aprovada recentemente. Outro informe da Juliana Estrela foi sobre a criação da Secretaria da Mulher e a “Carreta da Mulher”, a qual é gerenciada pela Secretaria de Saúde, e conta com quatro carretas. Juliana informou ainda que brevemente será lançada a “Carreta dos Homens”.

A finalização ocorreu com a distribuição de folhetos informativos sobre a Lei Maria da Penha e o jogo de baralho de cartas explicativas sobre os principais direitos das mulheres.  A supervisora Ana Maria dos Santos aprovou o evento. “A palestrante Juliana Estrela foi muito feliz em sua fala e abordagem com as mulheres. O tema foi muito bem escolhido e despertou grande interesse nas ouvintes, uma vez que as mesmas tiveram acesso a informações importantes sobre seus direitos e principalmente aprenderam que direitos lhes são assegurados e como acioná-los”, finalizou.