Campus Taguatinga Centro realiza debate com psicólogo da Rede Urbana de Ações Socioculturais
Aconteceu na última segunda-feira, 22 de setembro, no Campus Taguatinga Centro um debate com o psicólogo Vinícius Dias, integrante da equipe da Rede Urbana de Ações Socioculturais (RUAS). Atuante em Ceilândia, o psicólogo conduziu um diálogo a respeito da construção de identidade e sentimento de pertencimento a um local ou grupo de um indivíduo. A atividade foi uma iniciativa da professora Fernanda Ribeiro Queiroz de Oliveira, que ministra a disciplina literatura brasileira, no Campus.
O Encontro teve como princípio o relacionamento do conhecimento acadêmico e os conheceres apresentados pela comunidade. Foram abordados aspectos como a arte no resgate da cidadania, a ocupação dos espaços públicos pelos cidadãos, a construção do que é realidade pelos blocos detentores do poder, a juventude negra e a necessidade de se descentralizar as ações para que as comunidades locais sejam realmente representadas em seus sonhos e necessidades.
A disciplina literatura brasileira está sendo trabalhada em uma perspectiva monográfica em que se supera a mera cronologia e se aprofunda na discussão de temas que atravessa diferentes gerações de escritores. Dentre as bases dos estudos realizados estão as relações entre literatura, história e identidade. Não poderia faltar, por essa via, a reflexão a respeito do silenciamento de negros, indígenas e colonos.
O debate foi extremamente produtivo e acrescentou novas nuances e perspectivas ao que poderia ser considerado cultura brasileira em suas múltiplas e complexas variáveis, por uma leitura de dentro para fora e sem hierarquias.
RUAS - Rede Urbana de Ações Socioculturais funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h, na Praça do Trabalhador em Ceilândia, QNM 18/20. Oferece oficinas gratuitas de fotografia, all dance, ragga, hip hop, beats, audiovisual, além dos projetos Escritório Colaborativo e Voz Ativa.
Confira a página do Facebook e o canal do YouTube em que os jovens postam os frutos dos trabalhos desenvolvidos.
Redes Sociais