Página inicial > Recanto das Emas > Começa a primeira semana de Letras do Campus Taguatinga Centro

Começa a primeira semana de Letras do Campus Taguatinga Centro

Criado: Segunda, 13 de Outubro de 2014, 18h40 | Publicado: Segunda, 13 de Outubro de 2014, 18h40 | Última atualização em Quarta, 15 de Outubro de 2014, 19h15 | Acessos: 1898

Teve início, nesta segunda-feira, 13 de outubro, a primeira Semana de Letras do Campus Taguatinga Centro do Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento, organizado pela coordenação do curso de Licenciatura em Letras – habilitação Espanhol, pela direção da unidade e por estudantes, ocorre no auditório do Campus Samambaia com atividades também na terça e quarta-feira pela manhã.

Neste primeiro dia, os participantes puderam acompanhar a abertura com atividades culturais, palestras e oficina. A professora Fernanda Oliveira que, além das aulas na licenciatura, organiza cursos de extensão em dança e teatro no Campus Taguatinga Centro, fez uma apresentação de dança árabe; os estudantes Gabriela Pinheiro, de letras, e Leonardo Ramos, de teatro, cantaram uma música da colombiana Shakira, em espanhol.

A primeira palestra foi proferida pela professora Maria Luisa Ortiz Alvarez, que atua na Universidade de Brasília (UnB) e é pesquisadora de questões que envolvam o ensino de línguas. Maria Luisa é cubana e está no Brasil há mais de 20 anos, além de atuar no idioma espanhol, sua língua nativa, e em português, ela também é professora de idioma russo.

A palestrante falou com os estudantes do IFB sobre a formação de professores de línguas e a respeito dos currículos dos cursos de licenciatura em Espanhol das instituições de ensino brasileiras. Ela ressaltou, entre outras questões, a necessidade de os docentes terem jogo de cintura ao entrarem numa sala de aula. “Uma pergunta do aluno pode derrubar minha aula”, disse ela, enfatizando que o conhecimento não é uma via de mão única e que o professor também deve aprender com o aluno. Para a docente, a interação na salas de aula é que constrói o conhecimento e muitas vezes questionamentos de estudantes fazem o professor avançar ao rever suas próprias ideias.

A segunda palestra do dia foi proferida pela professora Camila Godinho, docente do Campus Taguatinga Centro e mestranda na área de letras da UNB. Ela conversou com os presentes sobre a narrativa fantástica da literatura latino-americana, especificamente a respeito do escritor uruguaio Horácio Quiroga.

Oficina

Por fim, os participantes do evento tiveram uma oficina com o biblioteconomista Marcelo Scarabucci, da Biblioteca Central da UnB, sobre como realizar pesquisas em bases de dados por meio de conceitos chave nos sistemas de busca. Scarabucci explicou como utilizar o Portal Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como fazer pesquisas em bases de dados que disponibilizam monografias, dissertações e teses e mesmo as melhores maneiras de se otimizar o Google na hora de fazer pesquisa. Ele colocou-se a disposição dos estudantes para outros encontros e ficou acertado mais uma oficina, que será mais detalhada e ajudará os pesquisadores do PIBIC de Taguatinga Centro.

Para está quarta-feira, 14 de outubro, estão previstas a apresentação da peça Mentes Cruéis, e palestras com os professores Luís Martin Carretero, do Instituto Cervantes, José Luiz Martinez Amaro, da UnB, e Cleudivan Dias do IFB. As atividades começam às 8h no auditório do Campus Samambaia.