Página inicial > Recanto das Emas > Campus Taguatinga Centro encerra I Semana de Letras

Campus Taguatinga Centro encerra I Semana de Letras

Criado: Quarta, 15 de Outubro de 2014, 19h05 | Publicado: Quarta, 15 de Outubro de 2014, 19h05 | Última atualização em Quarta, 15 de Outubro de 2014, 19h13 | Acessos: 2174

A coordenadora do Curso de Letras – habilitação em Espanhol do Campus Taguatinga Centro, professora Aline Fernandes Renó, agradeceu nesta quarta-feira, 15 de outubro, aos colegas que ajudaram na organização da I Semana de Letras dessa unidade do IFB. Aline citou o Campus Samambaia  pela ajuda, em ceder o auditório; os docentes que auxiliaram na organização do evento; aos estudantes que também tiveram participação ativa; ao diretor-geral; ao diretor de Ensino e à coordenadora de Pesquisa e Extensão do Campus Taguatinga Centro e; aos palestrantes.

O agradecimento ocorreu na manhã desta quarta, no encerramento do encontro que teve, nesse último dia, atividades culturais, palestra com a professora Patrícia Melo, da Associação de Professores de Espanhol do Distrito Federal (Ape-DF), um bate-papo com a professora Jane Christina Pereira, do IFB, e sorteio de livros entre os estudantes.

O ensino do espanhol

A professora Patrícia Melo, da Ape-DF, foi a primeira a palestrar na Semana de Letras do Campus Taguatinga Centro nesta quarta-feira. Ela falou com os estudantes sobre dois temas, primeiro sobre o lugar do “cultural” no ensino de espanhol e, em seguida, realizou uma espécie de oficina a respeito do uso da música na sala de aula.

Patrícia observou que a língua espanhola não é o primeiro idioma estrangeiro mais procurado pelos estudantes. De acordo com ela, o inglês é que é a primeira opção da maioria por uma questão cultural. “Desde criança se acostuma que se deve aprender inglês, mas o espanhol tem crescido muito nas últimas décadas”, disse ela.

Para a professora, o ensino de língua espanhola não deve esquecer a gramática, porém pode tirar o foco dessa questão e concentrar-se em aprender mirando a cultura. Esse foco na cultura implicaria em, primeiro, conhecer os costumes e a vida dos praticantes do espanhol e, depois ou em concomitância, viria a prática e o estudo do idioma.
Professora Jane Christina Pereira, docente do Campus Taguatinga Centro
De acordo com ela, muitos livros trazem conceitos e gramática em quase todas as páginas e apenas ao final, na última folha, se pode encontrar qualquer coisa da cultura dos países falantes daquela língua. Atualmente as tecnologias permitem aos estudantes um contato mais próximo com a cultura e isso, ressalta, deve ser aproveitado pelo professor que não deve ficar apenas no conteúdo trazido pelos livros.

Após falar sobre a necessidade de uma aproximação do aluno com a cultura da língua estudada, a professora ofereceu uma espécie de oficina onde deu dicas sobre como utilizar músicas na sala de aula. Ela afirmou que, também nessa prática, a tecnologia é uma aliada, pois “com o YouTube” quando se tem um tema para a aula, bastaria ir ao portal de vídeos e encontrar a música mais adequada para o assunto desejado.

Os estudantes da licenciatura tiveram contato com várias canções que foram ouvidas, acompanhadas de clipes, e puderam ver quais atividades práticas poderiam ser usadas para aquelas músicas e como fazer o link delas com os conteúdos dos livros.

Conversa sobre literatura

A última palestra da Semana de Letras foi da professora Jane Christina Pereira, docente do Campus Taguatinga Centro, e o tema abordado por ela foi a obra do escritor João Antônio. Jane, que pesquisou esse autor em seu curso de pós-graduação e trabalhou no arquivo pessoal dele, após sua morte, deu aos estudantes detalhes da vida produtiva de João Antônio.

A professora contou aos estudantes parte da biografia do escrito que era paulista, mas depois transferiu-se para o Rio de Janeiro e morreu, sozinho em seu apartamento, intoxicado com comida estragada. João Antônio, explicou , buscava na periferia a matéria-prima para sua produção literária e conviveu com os problemas sociais do País ao exercer sua arte escrita o que o afetou profundamente.