Página inicial > Recanto das Emas > Quer aprender violão, melhorar seu espanhol ou inglês? Confira nossos cursos!

Quer aprender violão, melhorar seu espanhol ou inglês? Confira nossos cursos!

Criado: Quinta, 08 de Janeiro de 2015, 14h46 | Publicado: Quinta, 08 de Janeiro de 2015, 14h46 | Última atualização em Quinta, 08 de Janeiro de 2015, 14h46 | Acessos: 8140

O Campus Taguatinga Centro abre a partir de segunda-feira, 12, até 25 de janeiro, inscrições para 11 cursos gratuitos nas áreas de música, língua estrangeira, informática e alfabetização. Serão 275 vagas distribuídas entre musicalização ao violão para iniciantes e para aprimoramento; espanhol básico I, II, III e IV; espanhol intermediário I, II, III e IV, inglês básico I, II, III e IV; inglês intermediário I, II, III e IV; informática básica e, alfabetização e letramento: emancipação feminina pela construção da cidadania.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do IFB, o edital com as informações completas está disponível aqui. Os cursos terão duração de um ou dois semestres com reserva de vagas para estudantes de escola pública, pessoas pretas, pardas ou indígenas e pessoas com necessidades especiais (PNE).

Violão
Para o curso de musicalização ao violão – noções básicas, o aluno precisa ter um violão em condições de uso – o IFB não fornece o instrumento para as aulas –, ter o Ensino Médio, antigo Segundo Grau, completo ou estar cursando. Para os interessados em se matricular no curso de “violão – aprimoramento” é necessário que, além de ter o instrumento em condições de uso e ter concluído ou cursar o Ensino Médio, se tenha certificado que comprove já ter feito 100 horas-aula de violão.

O Campus Taguatinga Centro tem desenvolvido atividades na área das artes com grupos de teatro, dança, cinema, musicalização e literatura e poesia. Os cursos são voltados para estudantes de outras áreas do próprio campus, do IFB e da comunidade em geral. As professoras Jane Christina Pereira e Fernanda Queiroz que trabalham com teatro e poesia, respectivamente, já afirmaram a importância das artes para a construção da competência dos estudantes do Instituto Federal de Brasília que, mesmo oferecendo cursos técnicos, valoriza também o lado humano dos membros de sua comunidade.

Inglês e Espanhol
Para concorrer a uma vaga nos cursos de Inglês ou Espanhol Básico, é preciso ter concluído ou cursar o Ensino Médio. No caso específico do inglês básico III e IV é preciso já ter cursado 80 horas de Inglês. Para entrar no espanhol intermediário é necessário certificado de que já fez, no mínimo, 200 horas de aulas no espanhol básico. Se o interessado quiser fazer o inglês intermediário, precisará comprovar, com certificado, ter cursado ao menos 160 horas-aula de inglês básico.

O Campus Taguatinga Centro oferece cursos de línguas desde sua criação e, atualmente, tem, inclusive, uma graduação na área, o curso de licenciatura em letras – habilitação espanhol.

Informática Básica
O requisito para concorrer ao curso de informática básica é ter concluído ou cursar o Ensino Médio. O curso será ofertado no período noturno às segundas, quartas e sextas-feiras durante um semestre, com carga horária total de 200 horas. Ao todo, são 25 vagas.

Alfabetização e letramento: emancipação feminina pela construção da cidadania
A meta desse curso é a alfabetização, não havendo necessidade de comprovar nenhuma escolaridade. De acordo com a coordenadora pedagógica do Campus Taguatinga Centro, Kamilla Queiroz, o objetivo principal é alfabetizar mulheres jovens e adultas que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Para ter mais detalhes sobre as vagas acesse www.ifb.edu.br ou ligue no (61) 2196-2050.